II Cabaret da Resistência: na luta antirracista todos temos o nosso lugar. Mas, o protagonismo é de quem sofre o preconceito na pele

O Movimento Cultural Desclassificáveis, juntamente com o Quarta de Arte da Pleta e demais parceiros convida a todos/todas/ todes a se jogarem no II Cabaret da Resistência.

Em novembro comemoramos o mês da Consciência Negra; não queremos apenas festejar mas, principalmente, fortalecer o sentimento de orgulho da identidade negra e conscientização do valor e da riqueza cultural do Amapá.

A Negritude é um fenômeno demográfico e sociológico que acompanha o aumento do acesso da população negra à educação formal, aos bens culturais e à representação política.

O objetivo maior da Negritude é a valorização da cultura negra em países africanos ou com populações afrodescendentes expressivas que foram vítimas da opressão colonialista.

O Cabaret da Resistência traduz-se num espaço destinado a #LUTAR contra o #Racismo e toda e qualquer forma de preconceito, além de aglutinar diversas atitudes artísticas, acolher e difundir sua criatividade contra o negacionismo e a falta de representatividade negra. Nossa programação começa com a transmissão ao vivo no programa Café Com Notícia, apresentado pela querida Ana Girlene, que no primeiro bloco aborda a temática “Mulheres na Literatura”, onde teremos a fala do SESC Amapá, a Poeta Carla Nobre e a contadora de Histórias Lu Oliveira.

No segundo Bloco Joaquina Lino, Alzira Nogueira, Laura do Marabaixo, Valdi Costa, Sheyze Brazão, representantes do Levante Nacional Contra o Feminicídio – Amapá que vão discutir a Resistência das Mulheres aos vários tipos de violência e as conquistas através de grandes lutas nas últimas décadas, e o tambor como elemento de resistência e afirmação da população preta de nosso Estado.

Convidamos nossos artistas e a população amapaense a fortalecer a luta pelo #Antirracismo, uma atitude proativa de RESISTÊNCIA diante dos desmontes das nossas instituições – que deveriam lutar pelos direitos da população negra – mas vêm sofrendo neste desgoverno. Nossa rede solidária de intercomunicação se solidariza com a arte diante desses retrógrados tempos. Acreditamos que a rebeldia cultural coloca toda a irreverência para demonstrar nosso descontentamento.

O Cabaret da Resistência saúda Dionísio e os nossos anvestrais. Nosso fazer cultural e nossa festa respeitam os protocolos de distanciamento social, uso de máscaras, álcool gel etc.

Então, venha se jogar nessa roda de beleza negra e se deliciar com nossa maneira de saudar a vida e nossa ancestralidade negra!

@desclassificaveis

Serviço:

II Cabaret da Resistência
QUANDO: 10/11 (QUARTA FEIRA)
HORARIO: A PARTIR DAS 17h.
ONDE: BUNKER DESCLASSIFICÁVEIS (BARRACAO DA TIA GERTRUDES)
AV. DUQUE DE CAXIAS,1203. BAIRRO SANTA RITA.

Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *