II Fórum Permanente Municipal da Educação de Jovens e Adultos abordará educação de jovens e adultos sob a perspectiva da autonomia e igualdade

Nos dias 23 e 24 de agosto, no auditório do SESI/SENAI, a partir das 17h, profissionais da educação, estudantes e entidades envolvidas na modalidade EJA estarão participando de rodas de conversa e palestras abordando as funções atribuídas à Educação de Jovens e Adultos, o Plano Municipal de Educação e informações sobre o Fórum Estadual da EJA.

Com o objetivo de elevar a qualidade da educação de jovens e adultos no município de Santana, foi criado o Fórum Permanente de EJA, que busca acompanhar e monitorar o desenvolvimento das metas e estratégias do Plano Municipal de Educação para a modalidade de ensino.

“Neste evento, será possível debater como está a educação de jovens e adultos hoje no município, levantar hipóteses de quais ações podemos realizar para melhorar tanto o acesso dos alunos quanto a qualidade na oferta de ensino e a assiduidade desses educandos do início ao fim do ano letivo. Faremos uma análise precisa da situação atual e das melhorias que podem ser implementadas para o sucesso da modalidade”, ressaltou Gabriela Luz, chefe do departamento de educação de jovens e adultos.

Os professores doutores em educação Sirliane da Costa Viana e Almiro Alves de Abreu foram convidados para ministrarem juntos a palestra magna “As três funções atribuídas à EJA: função qualificadora, função equalizadora e função reparadora”.

As rodas de conversa estarão divididas em cinco temas e acontecerão simultaneamente, confira:

Tema 1: A EJA e a educação inclusiva

Mediadores: Doutor em educação, José Adnilton Ferreira, e a pedagoga Cristiane Barbosa, especialista em educação inclusiva.

Tema 2: A heterogeneidade e a juvenilização nas turmas da EJA

Mediadoras: Professoras Vera do Socorro e Luiza Helena, e a acadêmica do curso de pedagogia da Unifap, Emanuelle Cabral.

Tema 3: Currículo contextualizado e metodologias ativas na EJA

Mediadores: Professor pesquisador mestre, Rômulo Vasconcelos, e a professora mestra Darlene Del Tetto.

Tema 4: O uso das tecnologias no cotidiano da EJA

Mediadores: Tecnólogo e especialista, Higor Fernandes, o professor doutor Daniel Chaves e o professor especialista Ernane Jardim.

Tema 5: Políticas de incentivo à permanência dos alunos da EJA durante sua trajetória escolar (foco na ocupação laboral dos estudantes e flexibilização dos dias/horários letivos para os alunos)

Mediadoras: Professora especialista, Sílvia Quadros, e a professora mestranda, Cirlene Damasceno.

As rodas de conversas têm o objetivo de avaliar a política educacional voltada diretamente para os jovens, adultos e idosos.

Renata Rodrigues
Assessoria de Comunicação
Secretaria Municipal de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *