III Semana de Tecnologia da Fama: teoria, prática, esporte e lazer

Por Claudia Bardal – Jornalista

Os alunos dos cursos de Sistemas de Informação e de Redes de Computadores da Faculdade de Macapá começaram o ano letivo de 2018 com uma novidade: a III Semana de Tecnologia, com atividades diversas, entre os dias 05 a 16 de fevereiro. “O objetivo da Semana de Tecnologia, nos primeiros dias de aula, é proporcionar aos alunos uma dinâmica diferenciada, trazendo renovações e atualizações da área, por meio de oficinas práticas nos laboratórios de informática, palestras, filmes”, salienta a coordenadora dos cursos, professora Sâmela Soraia Sartin.

A professora Sâmela conta que os filmes que serão trabalhados no Technecine da III Semana são “Vem Dançar” e “Os Intocáveis”, nos dias 05 e 16 de fevereiro, respectivamente, foram escolhidos por tratarem de questões cotidianas, como motivação, preconceito e diversidade humana. Para a professora é importante que, além dos aspectos técnicos, “outras vertentes também sejam trabalhadas, abordando temas sociais, que fazem parte do cotidiano de todos nós, como direitos humanos, convivência com as diferenças, aspectos comportamentais, sustentabilidade”. Ela ressalta que “esses temas ampliam a visão do aluno como pessoa e indivíduo social, além de serem conteúdos solicitados a serem abordados pelo Ministério da Educação (MEC)”.

Outro aspecto que os professores dos Colegiados de ambos os cursos têm se preocupado é com a promoção de mecanismos de relacionamentos. A professora explica que “é essencial que os discentes tenham acesso a profissionais do mercado e, que além dos conhecimentos técnicos-teóricos, possam ampliar também o networking (rede de contatos), para que possam ter um diferencial em uma seleção de estágio ou emprego”.

A novidade da III Semana de Tecnologia ficará por conta do I Torneio de Voleibol, que acontecerá na noite do dia 15, na Quadra de Esportes da Faculdade. “Vale lembrar que todos os eventos têm como prioridade ressaltar os valores de trabalho em equipe, liderança, além da necessidade de adotarmos uma prática esportiva diária”, completa a professora Sâmela.

O Evento foi realizado com a ajuda do Colegiado de Professores de ambos os cursos: Elvis Araújo, Erick Jerônimo, Josimar Cruz e Pedro Prestes. E, para terminar, ela lembra que “o aluno precisa se inscrever nas atividades para poder receber as horas de atividades complementares (AAC)”.

Programação com PALESTRAS, OFICINAS, DISCUSSÕES E LAZER:

(05/2) Technecine: Filme Vem Dançar
(05/2) Sistema Operacional Endells (Prof. Pedro Prestes e Acadêmicas IFAP)
(06/2) Introdução ao Arduíno (Prof. Jefferson Nascimento)
(07/2) Computação Gráfica (Prof. Márcio Wendell – IFAP)
(07/2) Gamificação: O Ontem, o Agora e o Futuro (Prof. Amerson Chagas – UEAP)
(08/2) Inteligência Artificial e Redes Neurais (Prof. Paulo Tarso /Prodap)
(08/2) Metodologia de Autenticação em Redes sem Fio ( Kym Keive M. Santos- UNIFAP)
(09/2) Perícia Forense Aplicada à Informática (Prof. Josimar Cruz – Estácio)
(09/2) Docker para o Desenvolvimento de Aplicações (Prof. Adriano Araujo – IFAP)
(15/2) ToneirVoleibol – Formem suas equipes (Quadra de Esportes – 19h às 21h30)
(15/2) Servidores Livres e Proprietários (Prof. Josimar Cruz – Estácio) – 19h
(16/2) Technecine: Intocáveis (Auditório) – 19h

Comunicação Estácio Amapá – Assessoria de Imprensa
(96) 2101-5195 |98802-0396 /99129-0844

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *