Inclusão no mercado de trabalho: MP-AP e Senac encerram curso de Operador de Computador para jovens do município de Itaubal do Piririm

O Ministério Público do Amapá (MP-AP) e o Sistema Fecomércio (AP), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), encerraram, nesta quarta-feira (22), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de Itaubal do Piririm, o curso para Operador de Computador para 24 alunos, em dois turnos, com carga horária de 196 horas. O objetivo do treinamento, ministrado pelo professor Rodrigo Nunes, na Carreta-Escola do Senac, localizada na cidade, foi a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

A qualificação, iniciada no dia 15 de julho de 2021, foi mais uma edição de uma jornada de capacitações gratuitas, previstas no Termo de Cooperação 002/2021, firmado entre as instituições.

O material didático e o instrutor foram disponibilizados pelo Senac. A capacitação contou com apoio da Prefeitura de Itaubal, que garantiu a segurança dos equipamentos contidos na carreta e custeio das despesas com energia elétrica, internet e limpeza do ambiente de curso. Ao MP-AP, além do reboque da Unidade Móvel, também ficou responsável pelo pagamento da hospedagem do ministrante do curso.

Essa foi a 22ª turma formada ao longo de 5 anos de cooperação entre MP-AP e Senac, e a segunda no município. Ao todo, desde 2017, foram formados mais de 300 alunos.

O encerramento contou com a presença da titular da Promotoria de Justiça de Ferreira Gomes (PJFG), que também atende às cidades de Cutias do Araguari e Itaubal do Piririm, do prefeito do município, José Serafim, presidente da Fecomércio/AP, Eliezir Viterbino, do gerente do MP-AP Comunitário e assessor técnico da PGJ/MP-AP, José Villas-Boas e diretora do Sesc/AP, Cléia Oliveira. E pelo Senac/AP estiveram presentes o diretor regional, José Iguarassu, a diretora de Educação Profissional, Robenize Jucá, a coordenadora de informática, Carla Helianei e o professor/instrutor Rodrigo Nunes.

Os gestores da Fecomércio/AP e Senac/AP parabenizaram os jovens que concluíram o curso e ressaltaram que o MP-AP é essencial para a qualificação.  Por sua vez, o prefeito de Itaubal, José Serafim agradeceu ao Ministério Público e parceiros pela qualificação dos jovens da cidade para o mercado de trabalho.

“Pelo fato do município de Itaubal ser pequeno e carente, temos necessidade de cursos como esse. Qualificar os jovens é essencial. Logo teremos concurso público para a Prefeitura de nossa cidade e  e com certeza muitas dessas vagas já vão ser preenchidas pelos que concluíram este curso. Agradeço ao MP-AP e Senac pela capacitação, fundamental para oportunizar a juventude local”, frisou o prefeito.

A promotora de Justiça ressaltou o apoio da Administração Superior do MP-AP, em nome de sua procuradora-geral, Ivana Cei, agradeceu a parceria com a Prefeitura e Senac, e, ainda,  parabenizou os jovens que concluíram o curso, incentivando-os a continuar na busca da qualificação profissional e na realização dos sonhos.

“Parabenizo todos os jovens que concluíram essa qualificação. E digo a vocês, é somente o começo, pois continuem buscando a capacitação profissional.  Este foi só o primeiro degrau. O sucesso  depende da força de vontade, garra e determinação. Obstáculos todo mundo vai encontrar. Eu fui aluna do Senac/AP e cursei essa mesma capacitação. Portanto, acreditem no potencial de vocês. E em nome da nossa PGJ, Dra, Ivana Cei, agradecemos a parceria com Fecomercio e Senac/AP, bem como o apoio da Prefeitura, para realizarmos essa importante capacitação dos jovens de Itaubal”, pontuou a promotora de Justiça Samile Alcolumbre.

Após o encerramento do curso, quem em 2021 também já foi realizado em Santana, MP-AP e parceiros levarão a qualificação aos municípios de Cutias do Araguari e Calçoene.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Gerente de Comunicação – Tanha Silva
Núcleo de Imprensa
Texto: Elton Tavares
E-mail: [email protected]
Contato: (96) 3198-1616

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *