Macapá Verão 2023 fecha com carnaval fora de época e show de Parangolé

O Macapá Verão 2023 terminou em clima de carnaval fora de época no domingo (30). Cerca de 250 mil pessoas acompanharam “A Banda” passar e o show nacional do grupo Parangolé. A festa é uma iniciativa da Prefeitura de Macapá, que promoveu diversas atividades culturais, esportivas e de empreendedorismo durante o mês de julho.

A programação contou também com shows locais da Banda Moara e Adail Júnior que fizeram a festa dos brincantes no percurso de 7 quilômetros do bloco. Os foliões capricharam nas fantasias, que exibiram alegria e irreverência.

Kellem Araújo é uma das foliãs que não perde a oportunidade de se divertir no bloco “A Banda”. Ela veio acompanhada de seus amigos e familiares, que se fantasiaram de M&M’s, os famosos chocolates coloridos.

“A ideia da fantasia é ser juntos e misturados, como os M&M’s. Nós somos um grupo bem diverso que gosta de brincar o carnaval com respeito e alegria”, disse Kellem, que vestiu a cor verde.

Ela contou que é a segunda vez que participa do carnaval fora de época, que considera uma iniciativa muito bacana da Prefeitura. “Eu acho que vale a pena vir e se divertir, porque é uma festa muito bonita e organizada. A Banda é um patrimônio da nossa cidade e merece ser celebrada em qualquer época do ano”, afirmou.

O desfile também contou com a presença dos bonecos gigantes Chicona, Anhanguera, Cutião, Arimatéia, Sacaca, Alice Gorda, Léo Platon e Amojacy Borges de Alencar, que são os símbolos da Banda.

O ponto alto do desfile foi o show do grupo Parangolé em um trio elétrico. A banda baiana animou os foliões com sucessos como “Rapunzel” e “Tchubirabirom”.

O vocalista Tony Salles elogiou a energia do público macapaense. “Foi uma honra participar dessa festa linda que é A Banda. O povo de Macapá mostrou que sabe fazer carnaval fora de época com muita energia; foi quente e foi lindo”, afirmou.

Outro grupo que se destacou no desfile d’a Banda foi o dos amigos Camila, André e Camile, que se vestiram de personagens do filme Mario Bros. Eles escolheram as fantasias para representar os heróis Mario, Princesa Peach e Luigi.

“É uma tradição nossa buscar personagens que fazem trio. Já viemos de Meninas Super Poderosas, de Os Flintstones e de fadinhas. E todo ano a gente procura, esse ano foi o Mario”, disse Camila, que se fantasiou de Mario. O namorado dela, André, veio de Princesa Peach, e a amiga inseparável do casal, Camile, veio de Luigi.

Eles contaram que se divertiram muito no carnaval fora de época e elogiaram a organização da Prefeitura. “É maravilhosa a festa, é só o início, vai dar tudo certo. A gente adora A Banda e acha que é uma forma de valorizar a nossa cultura e o nosso povo”, disse André.

A Prefeitura repassou R$ 129 mil reais à Associação de Brincantes e Simpatizantes do Bloco de Sujos – A Banda, com verba impositiva destinada pelo deputado estadual Júnior Favacho. O recurso foi usado para garantir a infraestrutura, a segurança e a animação dos foliões.

O prefeito de Macapá, Dr. Furlan, destacou a importância do bloco para a cultura e o empreendedorismo local. “Encerramos o Macapá Verão com chave de ouro, priorizando a nossa cultura com o maior bloco de sujos da Região Norte. A Banda é uma festa que movimenta a economia, gera emprego e renda, e valoriza os nossos artistas”, disse.

O maior bloco de rua da Região Norte e da Amazônia, o Bloco A Banda, é patrimônio imaterial do Amapá. Neste domingo (30), a programação começou cedo, ainda pela manhã, na frente da sede do bloco, com distribuição de almoço aos brincantes e se estendeu até às 20h, encerando a programação de verão da prefeitura.

O Macapá Verão 2023 foi um evento que celebrou durante um mês inteiro a estação mais quente do ano com diversas atividades turísticas, esportivas, culturais e de empreendedorismo.

Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *