Mais de mil toneladas de materiais e lixo são retiradas de canais durante ação de limpeza em Macapá

De janeiro até o fim de março, a Prefeitura de Macapá retirou dos canais do Jandiá, Beirol e Muca o equivalente a 1.232 toneladas de materiais, entre matos, entulhos e lixo. Os serviços executados de forma manual e mecanizada auxiliam na desobstrução e aceleram a vazão das áreas que recebem a influências destes canais.

Nesta sexta-feira, 13, a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) trabalha na limpeza e desobstrução do canal do Pantanal, no trecho próximo ao lançamento das águas no canal do Jandiá. De acordo com o engenheiro da Semob, Rivo Barbosa, o canal recebe as águas vindas do canal do Novo Horizonte e a ação beneficiará, além dos moradores dos bairros Pantanal e Renascer, Novo Horizonte e Jardim.

“As águas do canal do Novo Horizonte são lançadas aqui neste trecho, e, portanto, passam ainda pelos bairros Pantanal e Renascer. Percebemos um desnível na bacia do Pantanal e vimos que as passagens das tubulações estavam obstruídas. Por isso, além da limpeza e desobstrução, colocaremos novas manilhas para melhorar a vazão”, explicou Rivo Barbosa.

No bairro do Laguinho, moradores solicitaram ao Município o fechamento de um poço amazônico de aproximadamente cinco metros de profundidade por um metro de diâmetro. O buraco, localizado na Avenida Marcílio Dias, estava sob a camada de pavimento asfáltico e apareceu após as fortes chuvas e grande tráfego de veículos no local. A moradora Maria Adilair Mendes, residente na avenida há mais de 50 anos, disse nunca ter visto o poço.

“Todo mundo ficou assustado com o tamanho do buraco e de como ele era bem feito. Interditaram a rua para evitar algum acidente e chamaram a prefeitura para fechar. Moro aqui há mais de 50 anos e nunca tinha visto esse poço, nem quando vieram asfaltar da primeira vez. Acho que é herança dos índios que viveram aqui”, declara dona Maria.

A Semob executa ainda nesta sexta-feira a desobstrução das manilhas que cortam a Rua Hildemar Maia, no bairro Santa Rita, e a limpeza do canal do Jandiá nas proximidades da Avenida José Tupinambá, no bairro Jesus de Nazaré.

Márcia Fonseca
Assessora de comunicação/Semob
Contatos: 98139-7609 / 99118-7183
Fotos: Nayana Magalhães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *