“Marabaixo de Macapá” na Mostra do Coletivo Experimental de Teatralidade do Amazonas

A Quimera Cia de Teatro vai representar o Amapá na mostra virtual “O Lado de Dentro” do Coletivo Experimental de Teatralidade do Amazonas-CETA, através do espetáculo “Marabaixo de Macapá”, produzido com recursos da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, Prêmio Siney Saboia, lançado pela Secult/AP.

A companhia teve o projeto classificado no Edital do Coletivo Experimental de Teatralidade do Amazonas-CETA.

O projeto Marabaixo de Macapá, segundo a atriz e produtora cultural Rosa Rente, “surgiu do desejo de proporcionar ao público em tempos de pandemia, arte, cultura e interação social, de forma segura por meio de um diálogo artístico que aborda as manifestações populares tradicionais do Amapá”.

A Cia Quimera já vinha desenvolvendo pesquisas e trabalhos com o teatro lambe-lambe, teatro de bonecos, máscaras e materiais recicláveis em seus espetáculos. Encontrou no teatro lambe-lambe formas de expressões que potencializam as histórias em uma viagem poética, de interação e mergulho na cultura amazônica e nas artes integradas. A construção da caixa de teatro lambe-lambe foi pensada como uma forma de dar continuidade as ações da Quimera.

“O processo de criação e montagem do espetáculo iniciou no ano de 2020 com pequenos quadros e experimentações de bonecos dentro de uma caixa cênica, com bonecos em papel machê, papietagem, técnicas mistas com utilização de arame”, explica a produtora. Em conversas com o cenógrafo Jon Rente, a Companhia Quimera chegou aos bonecos de sombras. “Um estilo próximo a xilogravura, bastante utilizado pelo cenógrafo”. E os bonecos e objetos animados foram confeccionados em forma de recortes para sombra com acetato. A caixa cênica tem traço colonial com visual eclético pelo colorido imprimido em sua faixada. E a escolha do tema pelo marabaixo, a mais expressiva manifestação cultural do Amapá, foi no intuito de levar, sobretudo para a região amazônica, a cultura de nossos ancestrais.

O espetáculo “Marabaixo de Macapá” será apresentado dia 17 de abril, às 18h, horário de Manaus.

O “Lado de Dentro: Mostra Virtual de Teatro em Miniatura” iniciou no dia 11 de abril e vai até o dia 18, com veiculação dos trabalhos selecionados pelas redes sociais do Coletivo CETA e canal do YouTube.

Além do Amapá, a mostra amazonense “O Lado de Dentro” traz ainda trabalhos produzidos por artistas dos estados do Amazonas, Pará e Rondônia.

Ficha Técnica

Espetáculo: Marabaixo de Macapá
Texto e Produção: Rosa Rente
Direção de arte, iluminação e cenografia: Jon Rente
Locução e vozes dos personagens: Eliana Moreira, Rosa Rente e Zaak Mendes
Atriz-manipuladora: Rosa Rente
Filmagem: Ivone Rente
Edição de imagens: Lucas Souza
Edição de áudio: Chermont Jr.
Realização: Quimera Cia de Teatro

Fonte: Quimera Cia de Teatro
*Contribuição da jornalista Pérola Pedrosa.

  • Avatar

    Parabéns pela cobertura deste trabalho, me sinto feliz em poder ter colaborado artisticamente com essa dramaturgia. Desejo vida longa a arte de Rosa Rente e a escrita atenta do “De rocha!”….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *