Moedas e Curiosidades – “A Raposa do Deserto” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Duas lindas moedas, ops, foi mal! Quis dizer medalhas, da minha coleção, caramba eu acho que o termo correto é “Exonúmia”, que são objetos não monetários de interesse para numismáticos, como: moedas alongadas, crachás, moedas contrastantes, moedas fechadas, níquel de madeira, medalhas, tokens, medalhões de lembrança, etiquetas e outros itens similares.

Não consegui informações do ano de produção e do material que ela é feita, mas muito provavelmente deve ser de cupro-níquel, com 36 mm de diâmetro, e presta homenagem a Erwin Johannes Eugen von Rommel, que foi um dos mais célebres militares da história, o mais famoso marechal-de-campo do exército alemão durante a II Guerra Mundial, quando, por seu desempenho no comando do Deutsches Afrika Korps, passou a ser chamado de “der Wüstenfuchs” (a Raposa do Deserto).

Em fevereiro de 1941, Rommel foi nomeado comandante das tropas alemãs enviadas em socorro ao quase derrotado exército italiano na Líbia. Os desertos do Norte da África foram o cenário de seus maiores sucessos, graças aos seus audaciosos ataques-surpresas, passou a ser conhecido, tanto por amigos quanto inimigos. Sua reputação fez com que Hitler o promovesse a marechal-de-campo.

Rommel, no entanto, tinha dificuldades de lidar com seus aliados italianos, assim como com o comando supremo alemão. O Norte da África era, para Hitler, apenas um coadjuvante. Ainda assim, mesmo sob as crescentes dificuldades de suprimentos e os pedidos de Rommel para a substituição de suas exaustas tropas, no verão de 1942, o Führer ordenou um ataque ao Cairo e ao Canal de Suez. Rommel e seu exército foram detidos pelos britânicos em El-Alamein (al-‘Alamayn, no Egito), a 96 km de Alexandria. Nessa época a “Raposa do Deserto” tinha uma grande popularidade no mundo árabe, onde era tido como o “libertador” do domínio britânico. Na Alemanha o ministro da propaganda alemã, Joseph Goebbels, o chamava de o invencível “Volksmarschall” (Marechal do Povo).

A ofensiva sobre o Egito sobrecarregou seus poucos recursos. No final de outubro de 1942, sofreria outra derrota na segunda batalha de El-Alamein. Em março de 1943, Hitler ordena sua volta à Alemanha.

Após o fracasso do atentado contra a vida de Hitler, em 20 de junho de 1944, as ligações de Rommel com os conspiradores foram reveladas, apesar de as denúncias serem duvidosas, Hitler enviou dois generais a Rommel, para oferecem-lhe veneno, com a garantia de que seu nome e o de sua família permaneceriam intactos se ele evitasse um julgamento. No dia 14 de outubro, Rommel tomou o veneno, acabando com sua própria vida.

O cadáver de Rommel foi cremado, muito provavelmente para evitar autópsia, e as cinzas enterradas em Herrlingen, em um funeral com honras militares.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *