Moedas e Curiosidades: “Centenário da Imigração Japonesa” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Em 2008, no dia 18 de junho, a chegada dos primeiros imigrantes japoneses em território brasileiro completou cem anos, e em comemoração foram feitas duas moedas de cupro-níquel, uma japonesa de 500 yens e uma brasileira de 2 reais, e eu consegui um exemplar de cada para a minha coleção.

No dia 18 de junho de 1908, desembarcou do navio japonês Kasato Maru, no porto de Santos-SP, 165 famílias de origem japonesa.

As primeiras famílias que aqui desembarcaram eram formadas, por pessoas oriundas do norte e sul do Japão, de áreas pobres que desenvolvia a agricultura. Esse grupo de camponeses veio para o Brasil, com intuito de trabalhar no desenvolvimento da cultura do café (produto mais importante da época), na região oeste do Estado de São Paulo.

Esse processo ocorreu pelo fato do Brasil necessitar de mão-de-obra para o cultivo do café, e por causa da carência de postos de trabalho no Japão. A partir das necessidades recíprocas entre os interesses do Brasil e Japão, foi firmado um acordo imigratório entre os dois países. Confira nas linhas a seguir alguns fatos interessantes e curiosos sobre a imigração japonesa no Brasil.

•Era para a imigração japonesa ter começado em 1897, 10 anos antes da chegada do Kasato Maru. Ou seja, a viagem do primeiro navio com japoneses para trabalhar nas lavouras de café, só não ocorreu naquele ano por causa da desvalorização do preço do café no mercado internacional (elas duraram até 1906).
•A maioria dos recém-chegados preferiu se estabelecer no estado de São Paulo, onde havia um núcleo de imigrantes japoneses. Alguns se estabeleceram no Paraná e outros na Amazônia.
•As primeiras gerações de japoneses sofreram bastante preconceito no Brasil, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial, quando o então presidente de Getúlio Vargas, proibiu o uso da língua japonesa e as manifestações culturais nipônicas no país.
•Os japoneses trouxeram diversos alimentos que se incorporaram ao cardápio dos brasileiros, entre os quais o Caqui, a Uva-Itália (que apesar de italiana foi introduzida por japoneses), a Maçã Fuji, a Tangerina Poncã e o Morango.
•O Judô (arte marcial que eu pratico) chegou no Brasil em 1914, trazida pelo mestre japonês Mitsuyo Maeda (Conde Koma, 1878-1941), que viajava o mundo fazendo demonstrações desta arte marcial, os brasileiros conheciam poucas modalidades de combate, sendo as mais populares o pugilismo e a capoeira. Por exigência do Instituto Kodokan, Maeda foi proibido de usar o nome Judô para identificar sua técnica fora do Japão. Usava então, o nome da antiga arte japonesa de combate desarmado, que deu origem ao Judô, o Ju-Jutsu. Com o tempo e os equívocos de grafia na Europa e na América, o nome “Jiu-Jitsu” se tornou popular.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

  • Boa tarde, Hoje ganhei de um descendente uma moeda desta de 500 Yen, com um encarte diferente, mas com um pequeno relato desta historia.
    No encarte diz que foram 781 Imigrantes,
    Se possivel, gostaria de um contato para trocar informações a respeito desta moeda comemorativa que hoje faz parte de minha pequena coleção.
    Grato,

    • Amigo, o professor Smith já não colabora mais com o site e não tenho o contato dele para lhe passar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *