Moedas e Curiosidades – “Judô nos Jogos Olímpicos” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Outra moeda dos Jogos Olímpicos de 2000, na cidade de Sydney na Austrália, que faz parte da minha coleção é a do “Judô”, com valor facial de 5 dólares australianos, feita de alumínio, zinco e bronze, com 38 mm de diâmetro e 20 g de peso, que homenageia esta modalidade.

O fundador do judô: Jigoro Kano, nasceu em 28 de outubro de 1860, na província de Hyôgo, perto da cidade de Kobe e em 1878 ingressou na Universidade Imperial de Tóquio, onde estudou letras. De sua mãe herdou o grande amor pela educação e de seu pai o senso de dever com a pátria e com o povo japonês.

Contudo por ser um menino muito franzino (1,50m de altura e 50kg de peso!), começou a praticar “Ju-Jutsu” (Arte Suave) com o intuito de diminuir sua fraqueza física e melhorar sua saúde.

Após se aperfeiçoar na arte do “Ju-Jutsu”, que considerava um tesouro nacional, chegou à compreensão de que deveria ensiná-la ao maior número de jovens, usando seus conhecimentos em benefício das pessoas e da sociedade em geral do Japão.

Assim, com este espírito, em 1882 fundou a sua própria escola que denominou “KODOKAN” (Ko = fraternidade, do = caminho e kan = instituto), que significa Instituto do Caminho da Fraternidade.

Devido seu grande conhecimento de física, inseriu em sua escola os princípios da gravidade, equilíbrio e deslocamento, sem o uso da força, mas substituindo-a por alavancas, seu estilo baseava-se em uma antiga lenda do Yoshin-Ryu (Escola do Coração do Salgueiro), que ilustrava a vitória pela não resistência, ou seja, “ceder para vencer”. A este novo estilo chamou de “JUDÔ”, que significa “Caminho Suave”.

Disputada por categorias de acordo com o peso, a definição dos ganhadores das medalhas de ouro e prata são conhecidos após os combates em eliminação simples, seguindo o cruzamento. Duas medalhas de bronze são distribuídas no sistema de repescagem.

O Judô é um esporte de combate individual que no Brasil tem bom prestígio e popularidade, produzindo bons resultados em nível internacional, sendo a modalidade que mais trouxe medalhas olímpicas ao país, foram 22 medalhas em Jogos Olímpicos de Verão no total, sendo quatro de ouro, três de prata e quinze de bronze.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *