Moedas e Curiosidades – “Sir Isaac Newton” – Por @SMITHJUDOTEAM

Por José Ricardo Smith

Finalmente depois de uma longa e penosa procura (ô moedinha difícil, fôlego), consegui adquiri para minha coleção a moeda de cobre inglesa, cunhada em 1793, em comemoração aos 150 anos de nascimento de Sir Isaac Newton.

Isaac Newton nasceu em Woolsthorpe, uma pequena aldeia da Inglaterra, no dia 4 de janeiro de 1643. Nasceu prematuro e logo ficou órfão de pai. Newton foi morar com sua avó. Desde muito cedo manifestava interesse por atividades manuais. Ainda criança, fez um moinho de vento que funcionava, e um quadrante solar de pedra, que se acha hoje na Sociedade Real de Londres.

Com 18 anos foi aceito no Trinity Colege, da Universidade de Cambridge. Passou quatro anos em Cambridge e recebeu seu grau de Bacharel em Artes, em 1665 tornou-se amigo do professor Isaac Barrow, que o estimulou a desenvolver suas aptidões matemáticas, tornando-o seu assistente.

Isaac Newton é venerado como um dos maiores cientistas de todos os tempos. Mas em sua época, Newton era também conhecido por outras características, incluíndo um comportamento um pouco bizarro e uma personalidade que pode ser considerada peculiar na melhor das hipóteses. Confira estes seis fatos fascinantes sobre Newton:

1. Newton se sentia um pecador em tempo integral – Com 19 anos ele carregava uma lista de papel com 48 pecados pelos quais ele se sentia culpado.
2. Ele foi garçom – Como estudante da Universidade de Cambridge, Newton teve que servir mesas no refeitório. Ele era um estudante de graduação que recebi ajuda financeira em troca de executar tarefas.
3. Ele era um cara solitário – Alguns especulam que Newton sofria de alguma doença mental (talvez transtorno bipolar) ou autismo.
4. Ele praticou alquimia – Celebre por sua genialidade científica, Newton também se envolveu na alquimia – uma pseudociência – e ele queria alcançar o objetivo de transformar chumbo e outros metais em ouro.
5. Ele morreu virgem – Newton nunca se casou e, embora seja impossível verificar, é amplamente conhecido que ele odiava as mulheres.
6. Newton dirigiu a Casa da Moeda Britânica – Cerca de 20% das moedas em circulação na época de Newton, eram falsas e metades das verdadeiras estavam “aparadas” (as moedas eram raspadas). Newton trouxe ordem ao caos, ele inseriu uma serrilha na borda das moedas para impedir que fossem “aparadas”. Talvez esse seja um dos primeiros elementos de segurança aplicado a um símbolo monetário.

Newton morreu numa segunda-feira, no dia 31 de março de 1727, a causa provável de sua morte foram complicações relacionadas ao cálculo renal, que o atormentou em seus últimos anos de vida. Foi sepultado na Abadia de Westminster em Londres, onde até hoje seus restos mortais se encontram.

* José Ricardo Smith é professor e numismático.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *