MP-AP mobiliza instituições públicas e privadas para projeto de revitalização do conjunto habitacional Mucajá

Nesta terça-feira, 14, o Ministério Público do Amapá (MP-AP) reuniu, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, com dirigentes de instituições públicas e privadas em busca de parcerias para iniciar um amplo projeto de revitalização e valorização do conjunto habitacional Mucajá.

O MP em todo o país tem buscado atuar de forma proativa em ambientes de vulnerabilidade e violação dos direitos fundamentais, contribuindo, dessa forma, para a pacificação social. A chefe de gabinete da PGJ, promotora de Justiça Andréa Guedes, coordenadora da iniciativa, explicou que também é papel do MP-AP apoiar e fortalecer projetos de valorização das pessoas.

“Acredito na capacidade de mobilização e transformação das pessoas. Juntos, podemos contribuir para quebrar velhos paradigmas e estereótipos que atingem essa comunidade. Não podemos olhar para uma situação e cruzar os braços como se nada pudesse ser feito. Estamos dando este passo e tenho certeza que vamos mudar a história do Mucajá”, disse a promotora.

Mônica Dias, coordenadora dos Programas Habitacionais da Prefeitura de Macapá, relatou as dificuldades e desafios da gestão municipal na execução de projetos dessa natureza. “Ficamos felizes com a iniciativa do MP e essa possibilidade de apoio dos nossos comerciantes, para que juntos possamos dar visibilidade a um ambiente onde vivem centenas de famílias e pessoas de bem, que, lamentavelmente, vivem sob o olhar da discriminação”, disse.

Durante a reunião, os dirigentes da PMM apresentaram os dados do programa social do Governo Federal, Cartão Reforma, que vai contemplar 135 famílias do conjunto. Cada cartão poderá disponibilizar até R$ 9 mil, o que vai facilitar para muitos moradores a execução de pequenas obras nos apartamentos.

A fim de aumentar o poder de compra dos beneficiários e arrecadar doações para o projeto, o presidente da Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio), Eliezir Viterbino, assumiu o compromisso de levar a proposta aos comerciantes e lojistas. “É uma bela iniciativa e, apesar do momento de crise, devemos dar a nossa contribuição”.

Em encontro com os moradores do Conjunto Mucajá, a equipe técnica do MP-AP explicou a ideia inicial do projeto e pediu a colaboração e o envolvimento direto da comunidade. “Queremos iniciar um novo ciclo de relacionamento com esses moradores e é fundamental que eles participem ativamente desse processo de transformação”, acrescentou Andréa Guedes.

Participaram, ainda, da reunião, os secretários adjuntos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SEMDEC), Manoel Bacellar e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Richard Madureira; a tenente Meiry Corrêa, do Corpo de Bombeiros e a representante da Associação Comercial e Industrial do Amapá (ACIA), Fabíola Ribeiro.

SERVIÇO:

Ana Girlene
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *