MP-AP realiza blitz educativa “Tolerância Zero” para conscientizar motoristas no trânsito

Como resultado das últimas reuniões realizadas pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), órgãos e instituições relacionadas à área de segurança pública e trânsito, a Promotoria de Justiça de Investigações Cíveis Criminais de Macapá realizou, na manhã desta terça-feira (22), uma blitz no trânsito da cidade. O objetivo é conscientizar os condutores sobre os deveres e responsabilidades no fluxo de veículos, como também buscar diminuir os números de acidentes e violência no tráfego, principalmente na capital.

“A partir da última reunião realizada na sexta-feira (18), acordamos que seria necessário começar os trabalhos pelas escolas, tendo em vista que as crianças podem ser um excelente instrumento de mudanças e conscientização dos pais. Escolheu-se a Escola Bartolomea, tendo em vista as filas de mão de dupla que se formam no horário de saída dos alunos, prejudicando consideravelmente o tráfego de veículos e pessoas”. Ressaltou o promotor de Justiça titular da promotoria, Éder Abreu.

A primeira mobilização ocorreu na frente do Colégio Santa Bartolomea Capitânio. O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran), Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMAC), o Batalhão de Policiamento de Trânsito da PMAP (BPTRAN), dentre outros parceiros entregaram materiais de orientação aos motoristas e auxiliaram os condutores sobre não trafegar sem cinto de segurança, utilizar a ciclofaixa de maneira correta para os ciclistas e sobre parar o veículo em faixa de pedestre ou deficiente, configura como crime de trânsito.

A ação tem o intuito de ocorrer em outras escolas do município, onde o ciclo de veículos que circulam de forma irregular, infringindo as leis, são recorrentes.

Na última reunião alguns pontos prioritários foram ajustados para efetivar os serviços da Promotoria. Além das Blitz (Ações conjuntas de Educação), outros três pontos foram ajustados: Faixas elevadas, Iluminação nas faixas e fiscalizações no trânsito.

SERVIÇO:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616/(96) Email: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *