MPF solicita informações ao Ministério da Saúde sobre instalação de hospital de campanha no Amapá

Foto: Diário do Amapá

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou informações ao Ministério da Saúde sobre a possibilidade de instalação de hospital de campanha no Amapá. No ofício, dirigido ao ministro Nelson Teich e ao secretário-executivo João Gabbardo, o órgão também quer saber sobre o possível envio de agentes da Força Nacional do SUS ao estado. O documento destaca a situação de emergência em que se encontra o Amapá, após o crescimento exponencial de casos de covid-19. O documento, expedido nesta sexta-feira (17), fixa prazo de 72 horas para respostas.

No ofício, o MPF questiona sobre a existência de cronograma de construção de hospital de campanha, caso o Ministério da Saúde de fato planeje instalar unidade no estado. O órgão também consulta se há planejamento para o envio de agentes da Força Nacional do SUS para reforçar o atendimento no Amapá. A possibilidade foi citada em coletiva de imprensa do Ministério da Saúde, no início da semana.

Para o MPF, a necessidade de ampliação da rede de atendimento reside na carência histórica de infraestrutura de saúde, bem como no risco iminente de colapso do sistema, em algumas semanas. Além disso, o Amapá possui o segundo menor orçamento do país, o que justificaria a necessidade de auxílio.

Segundo o mais recente boletim epidemiológico do estado, são 370 casos confirmados de covid-19, 38 pessoas hospitalizadas e 10 óbitos.

Assessoria de comunicação do MPF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *