Na Unifap: Acessibilidade cultural na educação básica é tema de evento

Debater sobre a formação em acessibilidade cultural no ensino superior e sua aplicação pedagógica, em espaços diversos, com ênfase na Região Norte, a partir do estado do Amapá. Este é o principal objetivo do “I Norte de Arte Acessível: Ciclo de Formação em Acessibilidade Cultural na Educação Básica”, evento que inicia nesta terça-feira, 23 de abril, às 18h30, com a retirada de ingressos para o espetáculo “Nicole Wolfman”, que será exibido gratuitamente e com recurso de audiodescrição às 19h na Sala Preta do Departamento de Letras e Artes (Depla), campus universitário Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

A programação segue até o dia 27 de abril. O evento é uma das ações comemorativas dos 10 anos de criação do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

O tema do evento é sobre Arte/Educação e Acessibilidade Cultural, destinado a docentes da educação básica, com ênfase às atuações na área de Arte e Inclusão, e estudantes de cursos de Licenciatura. A programação contará com os recursos de Libras, audiodescrição, sinalização facilitada e monitoria de recepção informativa.

A programação conta com três momentos: Seminário Temático, Oficinas de Formação e Mostra Artística e pode ser conferida nos cards ao final da matéria e no site oficial do evento: https://www.even3.com.br/inac/.

Amapá Cena Acessível

O “Amapá Cena Acessível” se configura como o primeiro Festival de Artes da Cena e Acessibilidade Cultural do Estado do Amapá e é a programação cultural do evento. O evento ocorre no campus universitário Marco Zero do Equador e no Espaço Cangapé (Rua Setentrional, 241, bairro Araxá, Macapá-AP).

Haverá espetáculos adulto e infantil e uma exposição de quadros de Rosinaldo Miranda Silva, conhecido artisticamente como M.Silva. O festival encerra no dia 27, às 19h30, com o espetáculo teatral “O Voo da Patativa”, do Grupo de Teatro INAI, de Goiânia (GO), no Espaço Cangapé.

“O Voo da Patativa”, espetáculo concebido pelos artistas criadores Fátima Eugênio, Thiago Santana, Renata Ghizzi, Amanda Mushroom e Maxwell luciano, é uma obra inspirada em poesias e dramaturgias de autores com deficiência visual ou que tratam de contextos de personagens com deficiência visual. Foi criado a partir de uma composição dramatúrgica teatral audiodescritiva, contando com uma atriz audiodescritora e um ator intérprete de Libras.

O evento é realizado de forma conjunta entre a Unifap, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) e o Instituto Federal do Amapá (Ifap), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa de Apoio a Eventos no País para a Educação Básica (Paep-EB).

Serviço:

I Norte de Arte Acessível: Ciclo de Formação em Acessibilidade Cultural na Educação Básica
De 24 a 27 de abril de 2024. Evento totalmente gratuito. Informações sobre inscrição e programação geral no site https://www.even3.com.br/inac/.

*Com informações do Grupo de Teatro INAI.
Ascom Unifap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *