‘Não consegui sozinha’, diz paratleta amapaense após prata no Mundial, em Paris

A paratleta Wanna Brito, de 27 anos, está deixando sua assinatura na história do esporte amapaense. Nesta sexta-feira, 14, ela conquistou a medalha de prata no Mundial de Atletismo Paralímpico, em Paris, na França. A jovem disputou o arremesso de peso, classe F32 para competidores com lesões encefálicas que competem sentados.

Em entrevista para o programa SporTV, da Rede Globo, logo após a conquista da medalha, Wanna agradeceu ao técnico Marlon Gomes, que apresentou o esporte paralímpico para a amapaense em Macapá. Muito emocionada, ela fez questão de falar do apoio que recebe na carreira.

“Quero agradecer primeiramente a Deus, ao meu técnico Marlon Gomes e a equipe do Brasil e da CPB. Foi um trabalho muito grande para conseguir essa medalha e ela veio. Eu não estou sozinha, não consegui sozinha”, comemorou Wanna.

Este é o primeiro mundial que a amapaense participa. Wanna atingiu a marca de 6.80 metros no arremesso de peso, ficando atrás apenas da ucraniana Anastasia Moskalenko.

Do Amapá para o mundo

Wanna Brito nasceu com paralisia cerebral, mas a deficiência não foi um obstáculo para ela. Além de paratleta, a jovem é formada em fisioterapia, e atua na Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel).

Atualmente ela faz parte do projeto Centro de Referência Paralímpico Brasileiro unidade Macapá, na Universidade Federal do Amapá (Unifap), junto com seu treinador Marlon Gomes. O projeto conta com a parceria entre o Governo do Amapá e o Comitê Paralímpico Brasileiro.

No esporte, a amapaense conquistou marcas expressivas. Ela é dona do recorde brasileiro na Classe F32 no lançamento de disco, a terceira melhor marca mundial no arremesso de peso, que já ultrapassou neste Mundial em Paris, e tem a maior marca no lançamento de club e de peso no Grand Prix Marrakesh.

Agora, Wanna Brito vai colecionando a segunda medalha mundial na carreira e vai colocando o seu nome como uma das candidatas para os Jogos Paralímpicos 2024.

Secretaria de Estado da Comunicação – Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *