Nesta sexta-feira (22), na Livraria Leitura: senador Randolfe Rodrigues convida para lançamento do livro “História de Oiapoque”, da escritora Sonia Zaghetto

Na próxima sexta-feira (22), às 19h, a escritora Sonia Zaghetto lançará o livro “História de Oiapoque”, na livraria Leitura, no Amapá Garden Shopping. A obra foi publicada pela Editora do Senado Federal, pois é resultado de uma iniciativa do senador Randolfe Rodrigues em divulgar essa história inédita do Amapá. Na ocasião, os exemplares serão distribuídos gratuitamente.

Sobre o livro

Escrita pela jornalista Sonia Zaghetto, a obra relata a história de cinco séculos da fronteira do Brasil com a Guiana Francesa, no Amapá, no limite do Brasil/Guiana marcado pelo rio Oiapoque.

Com mapas, gravuras e fotos, o livro revela o conflito secular pela posse da terra, além das tentativas do governo brasileiro de povoar a região e mesmo de transformar o lugar em campo de degredados para onde foram levados revoltosos dos movimentos tenentistas dos anos 20 do século passado – tudo isso com base na pesquisa de mais de 600 documentos, inclusive no arquivo de Rocque Pennafort, nos EUA, além de entrevistas com antigos moradores da região.

Tendo como objeto uma parte do território incorporada definitivamente ao Brasil em 1900, depois duma arbitragem favorável do governo suíço, História de Oiapoque remove a poeira do tempo e traz de volta as histórias de um passado aventureiro e fascinante.

Serviço

Lançamento do Livro “História de Oiapoque”
Dia: 22 de março (sexta-feira)
Local: Livraria Leitura, no 1º piso do Amapá Garden Shopping, Rodovia JK
Hora: 19h
Entrada franca

Assessoria de comunicação do Senador Randolfe Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *