‘Nós, amazônidas, devemos garantir que as vozes do nosso povo sejam ouvidas’, defende secretária de Cultura durante Fórum Internacional no Pará

O Governo do Amapá esteve presente no I Fórum Internacional de Cultura, Sustentabilidade e Cidadania Climática, em Belém, no Pará. O encontro promovido durante três dias pelo Consórcio Interestadual da Amazônia Legal e pela Câmara Técnica de Cultura, antecedeu a Cúpula da Amazônia, que iniciou nesta terça-feira, 8, na capital paraense.

Para a secretária de Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, o fórum foi um chamado para que o Governo Federal, os entes federados e a sociedade civil abracem o setor cultural de forma estratégica para garantir a sustentabilidade, vislumbrando avanços na justiça social e na economia.

“O debate dessa pauta vai para além da transversalidade, aqui a cultura se apresenta como centro de grandes transformações sociais, econômicas. E em nosso caso, tratamos da Amazônia com suas múltiplas potencialidades humanas e ambientais para onde o mundo direciona seus olhares. Em encontros como este, nós, amazônidas, devemos garantir que as vozes do nosso povo sejam ouvidas para que possamos ter políticas que respondam às reais necessidades da nossa região e dos nossos territórios culturais”, reforçou a secretária.

Debates

Durante o evento, gestores da cultura, educação e meio ambiente, além da comunidade científica, ativistas, sociedade civil e organizada debateram a cultura como instrumento de combate à crise climática e alternativa para o desenvolvimento sustentável. Os painéis apresentados contaram com a presença da ministra da Cultura, Margareth Menezes.

O painel “Políticas Públicas Integradas para uma Cultura Climática e de Sustentabilidade”, mediado pela secretária-executiva de Cultura do Tocantins, Valéria Kurovski, propôs uma reflexão sobre o papel da cultura na construção de um modelo social sustentável. Já o painel cultura e educação, trouxe a pauta da importância da educação integral e a educação ambiental.

Além do Consórcio Interestadual Amazônia Legal, o evento é uma iniciativa do Governo do Pará e tem co-realização do Governo Federal, através do Ministério da Cultura e apoio do Instituto de Proteção Ambiental da Amazônia (Ipam).

Texto: Rafaela Bittencourt
Fotos: Eliseu Dias/Seduc-PA
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM/GEA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *