Outubro Rosa: prefeitura promove atividades voltadas à saúde preventiva das usuárias da UBS Marabaixo

Com o Outubro Rosa, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Macapá promovem atividades voltadas à saúde da mulher. Nesta segunda-feira, 9, foi a vez dos profissionais da UBS Marabaixo acolherem as mulheres da comunidade de forma diferente. As usuárias receberam laços rosa, participaram de palestras, orientações, sorteio de brindes e café da manhã.

O evento estimula e sensibiliza a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e útero, preservando a integridade e a saúde da mulher. “Enfatizamos a importância de fazer os exames preventivos regularmente, para que qualquer doença que venha a acometê-las seja descoberta de forma precoce e o tratamento iniciado o mais breve possível”, comenta a diretora da UBS, Dayse Amorim.

Durante todo o mês, as UBS’s intensificam a requisição de mamografias, autoexame das mamas, avaliação nutricional e testes rápidos. “Essa é uma programação que acontecerá durante todo o mês nas nossas UBS’s. É um período para que todas reflitam sobre a importância de cuidar da saúde e atentas às possíveis alterações no corpo”, explica a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

A dona de casa Maria Cavalcante sabe da importância dos exames preventivos. “Minha mãe e irmã tiveram câncer de mama, por isso, todo o ano faço o rastreamento para garantir que está tudo bem”.

O Outubro Rosa

Enfatiza a importância da mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; e informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *