Ouvidoria do MP-AP lança o SisSouv durante o Reunião do Conselho Nacional dos Ouvidores

Durante a 35ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional dos Ouvidores do Ministério Público (CNOMP), a Ouvidoria do Ministério Público do Amapá (MP-AP), o Comitê Estratégico de TI (CETI) e o Departamento de Tecnologia de Informação (DTI) da instituição apresentaram o novo Sistema de Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Amapá (SisSouv), adaptado às Resoluções 153/2016 e 180/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

O objetivo principal do sistema é ajudar a modelar uma nova Ouvidoria do Ministério Público, profissionalizando com um grau de excelência a forma de atendimento do cidadão, indo muito além de registrar esse atendimento pessoal, mas também querendo saber se ele ficou satisfeito com o serviço prestado.

O diretor do DTI, Rodinei Paixão, e o gerente da Divisão de Sistemas de Informação, Marcelo Pantoja, demonstraram o uso do Sistema, enfatizando as funcionalidades e recursos disponíveis nele e como, a partir da sua implantação, ficará mais fácil realizar uma manifestação e acompanhá-la, em qualquer momento, tanto através de um navegador de internet como em dispositivos móveis. Ainda explicaram que os próximos passos que estão sendo articulados pelo DTI visam integrar a Base de dados de CPF/CNPJ da Receita Federal e transformar esta aplicação em um aplicativo da Ouvidoria para Android e IOS.

As adaptações às Resoluções do CNMP que viabilizam progresso nos serviços desenvolvidos pelas ouvidorias foram apresentadas pelo ouvidor substituto, Paulo Celso Ramos. “Além de reduzir o retrabalho, o sistema auxilia na interação automática com o cidadão, por meio de mensagem no celular e por endereço eletrônico e, ainda traz contribuições no que tange o layout moderno e responsivo que se adapta em qualquer dispositivo móvel”, explicou.

O ouvidor do MP-AP, Jayme Ferreira, destacou a importância do mesmo para subsidiar os trabalhos. “A Ouvidoria atua com esse instrumento de gestão, na medida em que, por meio do sistema é possível gerar relatórios gerenciais automáticos para subsidiar as decisões e dar andamento às demandas”, pontuou Jayme Ferreira.

Alguns MPs demonstraram interesse em utilizar a expertise do MP-AP e adotar em suas unidades ministeriais o aplicativo eletrônico para as suas respectivas ouvidorias.

SERVIÇO:

Gilvana Santos e Luanderson Guimarães
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *