Pela primeira vez, Governo do Amapá destina investimentos para São Tiago das Crianças

A Festa de São Tiago traz consigo uma tradição que faz parte da cultura de um povo há séculos. Para incentivar que a manifestação cultural se torne cada vez forte, pela primeira vez, o Governo do Amapá apoia a realização do São Tiago das Crianças, que acontece em 28 de julho e é totalmente dedicado aos pequenos moradores da vila histórica de Mazagão Velho, a cerca de 60 quilômetros da capital.

Com leveza e brincadeiras, os pequenos vão reproduzir alguns dos momentos mais importantes da celebração em um dia de atividades, com Círio das Crianças, Passagem do Bobo Velho e Batalha das Crianças. De forma lúdica, acontece a recriação da batalha histórica entre mouros e cristãos, com direito a uniformes vermelhos, dos mouros, e brancos, dos cristãos.

Em 2023, o Governo do Estado investe R$ 1,2 milhão na Festa de São Tiago, que começa neste domingo, 16. Deste total, de acordo com a Prefeitura de Mazagão, R$ 10 mil são destinados aos festejos voltados a cerca de 300 crianças de até 14 anos. A celebração mirim, também conhecida como São Tiago dos Inocentes, terá a mesma estrutura da festa preparada para o público adulto.“A festa das crianças é fundamental para a permanência e o futuro da Festa de São Tiago; trazê-las para dentro dessa manifestação é uma forma de criar laços, amor pela tradição, então é um momento da programação que precisa de um olhar carinhoso. A destinação de recursos é um pedido antigo da nossa comunidade e que finalmente está sendo atendido, é uma forma de mostrar para as crianças que elas também são importantes”, pontuou o mestre e organizador do treinamento de percussão dos pequenos nos festejos desse ano, Jozué da Conceição Videira.

As crianças levam a tradição de São Tiago com leveza e brincadeiras. Para quem as observa pela cidade, é possível ver “pequenos adultos”, que já entendem a importância cultural de participar dos festejos.

“Na festa dos adultos, temos um destaque maior por conta do público que vem, mas a beleza da celebração das crianças não tem igual! Elas são organizadas, disciplinadas, fazem com amor e responsabilidade, a maioria quer ser mouro, às vezes temos mais de 60 mouros e poucos cristãos, mas é porque o mouro corre mais”, conta mestre Jozué sobre a peculiaridade na hora da escolha.Com os investimentos, será possível garantir fantasias, lanches, água e a novidade deste ano: cavalos de madeira, para o tão esperado momento da cavalaria, mas Jozué Videira explica que, para aqueles que ainda quiserem, será mantida a tradição com os cavalos artesanais de miriti, feitos a partir da extração das folhas de uma palmeira.

“Eles se sentem importantes, assim como para nós, porque temos a certeza de que a história vai se perpetuar. É muito bonito de ver eles se divertindo com os cavalos”, explica.

E assim, os moradores de Mazagão Velho esperam que a festividade continue sendo um palco para revisitar as memórias e a história de quem atravessou o oceano para firmar residência dentro do Amapá.

Festa de São Tiago

Tradição vinda da África ainda no século 18, a Festa de São Tiago retrata a história de um soldado anônimo que lutou ao lado dos cristãos e garantiu a vitória na Guerra Santa contra os mouros. A festividade mistura as cerimônias religiosas com cavalaria e teatro a céu aberto, encenado pelos próprios residentes da cidade histórica, durante os 13 dias ininterruptos de programação.

Texto: Rafaela Bittencourt
Foto: Maksuel Martins/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *