Pela primeira vez, pessoas em situação de rua ganham dia de cinema em Macapá

Semas levou grupo com 30 usuários do Centro-Pop ao cinema I Foto: Alexandra Gomes/PMM

Um grupo com cerca de 30 pessoas, entre homens e mulheres, que vive em situação de rua participou de uma sessão especial de cinema na quarta-feira (24). Emocionados, muitos experimentaram a sensação de assistir a um filme na telona pela primeira vez. A programação foi promovida pela Prefeitura de Macapá.

O dia de lazer organizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) fez parte da semana comemorativa ao Dia Nacional da Luta da Pessoa em Situação de Rua, celebrado em 20 de agosto.

José Luís Paes, de 57 anos, aguardava ansioso para o filme começar. Essa foi a primeira vez que ele entrou em um cinema. A oportunidade de um momento como esse, foi fundamental para motivá-lo a continuar em busca de uma vida melhor.

“Sempre busquei emprego, mas devido a outros problemas pessoais, minha situação se agravou na pandemia e fiquei sem teto e sem trabalho. Essa atenção do Centro-Pop está sendo muito boa pra gente que vive nessas condições. Esses momentos são importantes, pois os filmes fazem a gente recordar boas lembranças e repensar a nossa vida e não desistir”, conta, emocionado.

José Luís Paes, de 57 anos, entrou em um cinema pela primeira vez I Foto: Alexandra Gomes/PMM

O filme escolhido foi a produção hollywoodiana “Top Gun: Ases Indomáveis”, que traz o astro Tom Cruise como Pete “Maverick” Mitchell, um piloto à moda antiga da Marinha que coleciona condecorações, medalhas de combate e grande reconhecimento pela quantidade de aviões inimigos abatidos nos últimos 30 anos.

Esta é a primeira vez que os usuários do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-Pop) ganham uma programação com ida ao cinema. O objetivo é possibilitar a essas pessoas um momento de descontração, lazer e reinserção no convívio social.

“É a primeira vez que os nossos usuários estão tendo a oportunidade de poder ir ao cinema. É gratificante ver a alegria de cada uma dessas pessoas, dentro do que nos cabe seguiremos em busca de políticas públicas para esse público”, destaca o secretário municipal de Assistência Social, Gracinildo Nunes.

O dia de cinema foi uma iniciativa da Semas, em parceria com o Cine Movieland e o apoio do vereador Dudu Barbosa.

O Centro-Pop promove periodicamente dias especiais para os usuários, além de dar refeições gratuitas de segunda a sábado. São feitos cerca de 30 a 40 atendimentos diários, que passam desde a recepção, acolhimento, alimentação, serviço social e psicológico.

Grupo assistiu a produção hollywoodiana “Top Gun” com o astro Tom Cruise I Foto: Alexandra Gomes/PMM

De acordo com a diretora do Departamento de Proteção Especial da Semas, Iraci Almeida, nesta sexta-feira (26), eles vão ter mais um dia especial. “Nossos usuários irão fazer um passeio no balneário da Fazendinha e na ocasião, haverá um momento esportivo com jogos de futebol e vôlei”, detalhou a diretora.

Centro Pop

O Centro Pop tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidade e no fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

O espaço está localizado na Rua Cândido Mendes, nº 430, Centro, ao lado do Super Fácil, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e aos sábados, das 9h às 12h.

Alexandra Gomes
Secretaria Municipal de Assistência Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *