Pessoas com dificuldades de mobilidade têm acesso ao lazer no projeto ‘Praia Acessível’

Projeto desenvolvido pela Prefeitura de Macapá ocorre no Balneário da Fazendinha I Foto: Renato Costa/SEMSA

Com clima favorável e maré tranquila, o domingo (27), foi marcado por atividades de lazer para pessoas com mobilidade reduzida ou dificuldade de locomoção, na Prainha do balneário Fazendinha. Foi dia de projeto ‘Praia Acessível’, ação da Prefeitura de Macapá que iniciou no Macapá Verão deste ano.

Com o uso de cadeiras anfíbias, equipamentos de segurança e apoio personalizado e seguro de cuidadores e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o “Praia Acessível” possibilita que essas pessoas tomem banho de rio, toquem na areia da praia e apreciem as paisagens da Fazendinha.

As cadeiras anfíbias são utilizadas com um acompanhante que leva a pessoa até água, já que o dispositivo contém rodas especiais que se movimentam na areia e flutuam no mar, dando autonomia para a diversão dos usuários.

Cadeiras anfíbias transportam as pessoas da areia da praia até o Rio Amazonas I Foto: Leandro Lennon

Mais que lazer, o projeto reforça o tratamento humanizado e mais próximo desse público, que em geral tem uma rotina cansativa de atendimentos em hospitais e outras unidades de saúde. É assim que pensa o prefeito Dr. Furlan, que esteve na praia de Fazendinha acompanhando o projeto.

“Nossa equipe com técnicos e os equipamentos cuidam para que as pessoas possam desfrutar do banho no Rio Amazonas e tenham um momento único e importante para o bem-estar delas”, destacou o prefeito de Macapá.

Também profissional da Saúde, a técnica do Centro Especializado em Reabilitação da capital, Ana Maria da Silva, reforça a importância de iniciativas como essa.

“Nossos pacientes e demais pessoas com dificuldade de mobilidade terem esse momento de lazer é de extrema importância para aumentar a autoestima deles. O que garante a prevenção de problemas que possam vir a ocorrer, principalmente de saúde mental”, pontuou.

Lucas Mota – Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *