PGJ do MP-AP participa da posse do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Pará

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Lúcia Franco Cei, participou, nesta quarta-feira (10), no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém (PA), da posse do procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Pará (MPPA), Gilberto Martins, para o Biênio 2019-2021. Reconduzido, o PGJ do MPPA destacou resultados da sua gestão no Biênio 2017-2019 e garantiu empenho na continuidade de seu trabalho à frente da instituição.

“Ser membro do Ministério Público exige de todos coragem e destemor para enfrentar a criminalidade organizada dos tempos atuais e combater a malversação do dinheiro público. Na nossa missão não há espaço para medo, desídia ou omissão. É por essa razão que, na atualidade, nossa Instituição figura em um elevado grau de credibilidade perante a sociedade”, destacou Gilberto Martins em seu discurso de posse.

A posse contou com a presença do governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, autoridades de todas as esferas do poder paraense e membros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

A PGJ do Amapá desejou sucesso ao colega paraense. Ivana Cei ressaltou a importância da união dos MPs do Brasil para a atuação de forma integrada no combate à corrupção e criminalidade.

“Vim prestigiar e manifestar nosso apoio ao doutor Gilberto Martins, PGJ do MP-PA. Precisamos mostrar força e união para manter a credibilidade do Ministério Público. Pretendemos trabalhar em conjunto para a garantia de direitos da sociedade”, manifestou Ivana Cei.

Recondução

Em 14 de dezembro de 2018, Gilberto Martins foi nomeado pelo governador do Pará para ser o procurador-geral de Justiça no biênio 2019-2021. Ele foi o mais votado na eleição interna do MPPA para a escolha do chefe da instituição. O PGJ é paraense, tem 57 anos e como promotor de Justiça há quase 30 anos.

Trabalho em conjunto

Ivana Cei e Gilberto Martins possuem uma agenda nacional de trabalho em conjunto. Em março de 2019, a procuradora-geral de Justiça do MP-AP foi aclamada, pelo Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG), ao cargo de vice-presidente do Grupo Nacional de Defesa do Patrimônio Público (GNPP), que tem como presidente o PGJ do MPPA. O GNPP atua nas questões ligadas à defesa do patrimônio público, que abrange o combate à improbidade administrativa e corrupção na gestão pública.

Seminário e Reunião Administrativa

Já nesta quinta-feira (11), a PGJ do MP-AP participou, no edifício-sede do MPPA, do seminário “Desafios para aprimoramento do sistema de justiça penal brasileiro”, realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MPPA).

O encontro teve o objetivo de discutir temas atuais relacionados ao sistema de justiça penal, como o projeto de lei anticrime, colaboração premiada e o método de Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac).

O evento contou com duas palestras. Do procurador regional da República em Brasília (DF), Vladimir Barros Aras e do juiz titular da 11º Vara Criminal de São Paulo e juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rodrigo Capez.

Ao final da agenda, Ivana Cei participou de uma reunião de trabalho na sede do órgão. Durante o encontro foi debatido a realização de um estudo da terceirização da frota do MP-AP. Medida já adotada pelo MPPA e outros MPs do Brasil.

SERVIÇO:

Elton Tavares
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *