Praça Veiga Cabral recebe exposição de caricaturas e público pode adquirir desenho por preço simbólico

IMG-20160712-WA0020
No período de 16 a 30 de julho, a Galeria Trokkal, localizada na Praça Veiga Cabral, receberá a exposição Caricaturas, organizada pelo artista J. Márcio e amigos. Ele selecionou algumas obras de sua autoria para expor e cerca de quinze artistas mostrarão seus trabalhos na parte externa, com exposições de telas e pinturas ao vivo. A exposição ficará aberta de segunda a sábado, das 9h às 20h. A galeria é administrada pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult).

Quem quiser levar para casa uma caricatura ou tela também vai poder. Os artistas Jeriel, Josaphat, Paulo Gil, Ecenildo, M. Silva, Augusto Leite e Honorato Junior farão os desenhos, ao vivo, ao preço de R$ 10,00. Já as telas expostas por J. Márcio serão somente para apreciação. É que elas estão todas vendidas. “Será uma forma de divulgação ao público para conhecer nossos traços e, automaticamente, pegarmos mais encomendas. Todo o recurso arrecadado irá para um projeto no bairro Novo Horizonte chamado ‘Casa de Cultura Ponto de Luz’, onde precisamos de alguns equipamentos para começar a funcionar”, explica J. Márcio.

Galeria TrokkalIMG-20160713-WA0020

Foi recentemente inaugurada junto com a entrega das obras de revitalização da Praça Veiga Cabral, no dia 24 de junho, com uma exposição de fotos antigas e raras de Macapá. O espaço visa a rotatividade de inúmeras exposições (conquista do segmento das artes visuais com a Fundação Municipal de Cultura). A Fumcult organiza o agendamento de artistas interessados em mostrar seus trabalhos na galeria e também em ocupar a praça aos sábados com pinturas, desenhos, esculturas, toda proposta que vise resgatar, divulgar, apoiar e fomentar as artes.

O nome homenageia Raimundo Hosana de Oliveira, o Trokkal, conhecido como mestre da cerâmica amapaense. Com mais de 40 anos de experiência, Trokkal aprendeu o ofício aos 9 anos de idade, com seu avô, José Damião, que lhe ensinou todas as técnicas sobre a queima da cerâmica. Conheceu a argila e, com o passar dos anos, começou a fazer peças revestidas com minério (manganês), a pintar com virita, betume, tintas a óleo, acrílica, esmalte, aquarela, pigmentos vegetais. Tem inúmeras peças criadas e foi professor na Escola de Artes Cândido Portinari.

IMG-20160713-WA0022J. Márcio

É artista visual amapaense, desenhista, pintor e escultor, grafiteiro, professor no Centro Profissional em Artes Visuais Cândido Portinari e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura. Tem mais de 25 anos de experiência na vida artística, tendo entre as suas principais obras as esculturas da Praça da Bandeira, pintura personalizada da Concha Acústica do balneário de Fazendinha e desenhista dos livros de cordel “Proezas de Bariri”, de autoria de Geraldo Oliveira e “A ovelha malhada”, de Romualdo Palhano.

Rita Torrinha/Asscom Fumcult
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *