Prefeito participa da inauguração da estação de medição eólica e solar de Santana

Aconteceu na segunda-feira, 31, a inauguração da estação de medição do potencial eólico e solar no SENAI, Santana, situado no bairro Vila Amazonas.

O estudo está sendo feito em todo o estado pelo Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, a partir da emenda de R$ 5 milhões, articulada pelo senador Davi Alcolumbre.

“Santana é a primeira cidade a receber os equipamentos que medem o potencial de produção de energia eólica e solar. O mundo pede mais energia limpa, em função do aquecimento do planela. Santana está no mapa, e daqui a um ano nós teremos os resultados, para que os investidores possam vir para Santana tanto para produção de energia eólica, quanto solar, em larga escala. Obrigada, senador Davi”, pontuou o gestor municipal, Sebastião Rocha.

A emenda de R$ 5 milhões foi designada para o estudo técnico do potencial energético de toda a margem equatorial em 2019. Um ano depois, o Amapá enfrentou problemas no fornecimento de energia elétrica durante 22 dias, incluindo 2 blecautes totais. Cerca de 765 mil pessoas foram prejudicadas.

Para o senador Alcolumbre, o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis tem a expertise para gerenciar a pesquisa e considera que este será um grande passo para o desenvolvimento ecômico do estado.

“O Amapá está na vanguarda da agenda ambiental, da descarbonização e das energias renováveis, e vivemos a transição energética. A gente pode entregar esse atlas eólico e solar e a partir desta composição, apresentarmos para o Brasil, para o mundo e atrair a iniciativa privada para gerar mais emprego e renda para o povo do Amapá”, afirmou o senador Alcolumbre.

O governador Clécio Luís esteve na inauguração da estação, enfatizando a importância da pesquisa para futuros investimentos para o Amapá.

O Amapá recebe esse investimento feito pelo senador Davi Alcolumbre, junto com o SENAI, e vamos ter equipamentos técnicos de norte a sul do estado medindo a cada segundo a velocidade do vento e taxa de ensolação. E daqui a um ano, vamos entregar um atlas para que os investidores possam atuar no Amapá, para gerar energia eólica e solar. Vamos gerar mais emprego, mais renda e notadamente, mais energia renovável”, esclareceu o governador do Amapá, Clécio Luís.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação da Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *