Prefeitura de Macapá inicia nesta sexta-feira campanha de vacinação contra Gripe H1N1

vacina-H1N1

A Prefeitura de Macapá inicia nesta sexta-feira, 8, em todas as Unidades Básicas de Saúde, a 18ª edição de Vacinação contra o Vírus Influenza – causador da gripe. A meta é imunizar 86.260 pessoas que compõem o grupo prioritário da campanha. A vacinação termina no dia 15 de maio e estará disponível para bebês a partir dos seis meses e crianças menores de cinco anos de idade, idosos a partir dos 60 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias), pessoas com doenças crônicas, população privada de liberdade, trabalhadores do sistema prisional e os profissionais de saúde.

Além de imunizar a população contra a Gripe A H1N1, a campanha também irá proteger a população contra outros dois tipos do vírus Influenza – A (H3N2) e B. “É importante que o público-alvo procure uma unidade de saúde para fazer a imunização. A vacina é segura, não apresenta reações adversas, além de ser a forma mais eficaz para a prevenção da gripe”, ressalta a coordenadora municipal de Imunização, Jorsette Cantuária.

Portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar documentos como laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber a vacina. As crianças a partir de seis meses que nunca foram imunizadas contra a Influenza precisam receber duas doses com intervalo de 30 dias entre elas. Aquelas que foram vacinadas no ano passado só recebem uma dose.

A vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

Jamile Moreira/Asscom Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *