Prefeitura de Macapá promove festa de Natal para pessoas em situação de rua

Mais de 40 usuários participaram da ceia de Natal |Foto: Ana Cleide Torres/Semas

União, fé e esperança foram os sentimentos transmitidos durante a ceia de Natal para mais de 40 pessoas assistidas pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) na sexta-feira (23).

A festa teve direito a sobremesa, presentes, músicas temáticas e sessão de cinema. O encontro marca o encerramento das atividades executadas esse ano, como explica a diretora do departamento de Proteção Especial, Iraci Almeida.

“Esse é um momento de confraternização. O verdadeiro sentido do Natal é proporcionar momentos de alegria e comunhão entre todos nós. Estamos garantindo o alimento dessas pessoas e fazendo a diferença na vida delas”, explicou.

Usuário do Centro Pop há um ano, Carlos Nunes Gama, de 69 anos, não esconde a satisfação em dividir o momento com seus amigos. “Minha família é essa. Agradeço a Deus por mais um ano, e agradeço pela mesa farta nesta ceia de Natal”, disse sorridente.

Com apenas 5 meses frequentando o Centro Pop, Verenildo Silva dos Santos, de 41 anos, relata a importância do equipamento na sua rotina. “Moro na rua, mas aqui é o meu lar. Venho para comer, fazer minha higiene pessoal e acima de tudo, aqui sou visto como cidadão, temos atenção e acolhimento das assistentes sociais”, agradeceu.

O Centro Pop foi criado em 2014, através de uma portaria do Conselho Municipal de Assistência Social. Diariamente cerca de 30 pessoas em situação de vulnerabilidade social frequentam o local para fazer as refeições de café da manhã, almoço e lanche da tarde.

Além de se alimentarem, os usuários podem manter a higiene diária, ter acolhimento psicológico e participar de atividades que têm o objetivo de criar vínculos entre os frequentadores e o serviço socioassistencial. O equipamento é ministrado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

Ana Cleide Torres
Secretaria Municipal de Assistência Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *