Prefeitura de Macapá realiza programação em homenagem às louceiras do Maruanum

Louceiras do Maruanum foram homenageadas pela Prefeitura de Macapá | Foto: Alexssandro Lima/PMM

No sábado (14), a Prefeitura de Macapá realizou uma programação em homenagem às louceiras do Maruanum, distrito da capital. A programação foi realizada no Centro de Exposição da localidade e contou com café da manhã, almoço e sorteio de brindes.

Segundo a diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir), Maria Carolina Monteiro, a ação foi organizada para marcar a passagem do Dia das Mães, celebrado no último domingo (8), além de proporcionar um momento de lazer e descontração para as artesãs que trabalham com a prática secular.

“O mês de maio é muito especial porque além de comemorar o Dia das Mães, esse momento com as nossas louceiras é uma forma de agradecer pela pandemia estar sob controle. Isso é muito importante para elas que mantêm as tradições, crenças e costumes de seus antepassados, possibilitando que esta região mantenha viva a arte de construir artefatos e louças por suas mãos” ressalta.

Marciana Nonato, de 82 anos, (à esquerda) durante homenagem às louceiras | Foto: Alexssandro Lima/PMM

Marciana Nonato, de 82 anos, é umas das louceiras mais antigas do Maruanum. Para ela, é uma alegria poder reunir todas as artesãs da comunidade que são mães.

“Quando eu me entendi, minha avó já dizia que a mãe dela também fazia esta cerâmica do Maruanum. Eu aprendi com a minha mãe a fazer as louças de barro. Essa homenagem tem um peso muito grande, nos deixa muito emocionadas, retrata o carinho com a gente e com o nosso trabalho”, diz.

Louceiras do Maruanum

As louceiras do Maruanum são mulheres ceramistas que residem no distrito do Maruanum e que produzem as louças de barro de acordo com a tradição secular repassada a cada nova geração. O Centro de Exposição funciona às terças, quartas e quintas-feiras, das 9h às 17h.

Alexssandro Lima
Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *