Prefeitura lançará edição 2017 do projeto Macapá mais bonita, sem dengue e sem zica

A Prefeitura de Macapá apresentará nesta sexta-feira, 5, a segunda edição do Projeto de Educação Ambiental Macapá mais bonita, sem dengue e sem zica. O objetivo é desenvolver práticas que promovam atitudes conscientes e cidadãs no combate ao mosquito Aedes aegypti nas unidades escolares e comunidade local, na defesa do meio ambiente e na promoção da qualidade de vida.

O lançamento será às 14h30, na Escola Wilson Malcher, na Rua João C. Sussuaruna, nº 110, bairro Jardim Equatorial, com uma vasta programação, que inclui formação dos defensores mirins de 40 escolas (cerca de 250 crianças), desenvolvida de forma lúdica. Os alunos seguirão um circuito, com visitas a estandes expositivos e de palestras; observação do mosquito ao microscópio em suas diferentes fases; apresentação da equipe de Educação no Trânsito da CTMac; entre outras atividades.

O projeto será desenvolvido, novamente, nas 80 escolas da rede municipal de ensino e envolverá diretores, coordenadores pedagógicos, professores e demais funcionários e, principalmente, alunos de educação infantil, ensino fundamental e de Educação de Jovens e Adultos. Como resultado das ações, em 2016, o projeto foi um dos pilares para o Município de Macapá na aprovação e permanência do Selo Unicef Município Aprovado, que tem por objetivo reconhecer ações que visam a garantia de direitos de Crianças e Adolescentes. As boas atitudes de três escolas ganharam repercussão nacional e internacional em matérias produzidas por jornalista do Unicef.

Em 2017, o projeto ganhará novas projeções nas escolas com a criação da oficina de reciclagem de resíduos sólidos na Escola de Ensino Fundamental José Leoves, onde os alunos defensores confeccionaram as pastas para o evento de sexta-feira. Já existe um calendário de oficinas que serão desenvolvidas ao longo do ano para confecção de produtos, a partir de materiais não mais utilizáveis, por meio da reciclagem.


Defensores Mirins

Os alunos são denominados Defensores Ambientais Mirins e atuam em suas escolas e comunidade encaminhando ações educativas dentro e fora do contexto escolar, com atividades desenvolvidas em classe, em etapas diversificadas e orientadas pelos professores. Pela relevância do projeto e a mudança registrada na vida de centenas de alunos no ano passado, culminando com o reconhecimento do projeto pelo Unicef, a prefeitura propõe instituir o 5 de maio como o “Dia do Defensor Ambiental Mirim das Escolas Públicas Municipais”, como forma de reconhecer os processos de desenvolvimento da criança e do adolescente.

Macapá mais bonita, sem dengue e sem zica também evidencia a importância do trabalho integrado da gestão municipal, liderado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com apoio das secretarias municipais de Saúde (Semsa), Meio Ambiente (Semam) e Manutenção Urbanística (Semur); da Defesa Civil Municipal; do Sesc Amapá e de outros órgãos e segmentos sociais que somam esforços para que os educandos possam ser coparticipantes na mobilização social.

Rita Torrinha
Assessora de comunicação/Semed
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *