Prêmio Criança Alfabetizada: Escola de Mazagão conquista o 1º lugar no Amapá

Escola Municipal Rio Ariramba, de Mazagão, conquistou o 1º lugar geral no Prêmio Criança Alfabetizada – Fotos: Vandy Ribeiro/Seed

A Escola Municipal Rio Ariramba, de Mazagão, conseguiu o índice de 9,5 e conquistou o 1º lugar geral no Prêmio Criança Alfabetizada, promovido pelo Governo do Amapá.

A solenidade de premiação ocorreu na manhã da quarta-feira, 14, num evento que reuniu autoridades, gestores escolares, professores e estudantes no auditório do Centro Walkíria Lima, em Macapá.

A entrega dos cheques foi para representantes das 20 escolas públicas que tiveram os melhores resultados educacionais na alfabetização amapaense.

A premiação, de até R$70 mil, é destinada às escolas da rede estadual e municipais que tiveram o melhor desempenho na prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá, realizada em 2021 com os estudantes do 2º ano do ensino fundamental, nos componentes língua portuguesa e matemática.

A coordenadora pedagógica da Escola Ariramba, Reuly Alves de Souza, recordou que a instituição fez uma preparação de três meses de estudos com os seus estudantes especialmente para a prova.

“Foi muito desafiador porque ainda vivíamos a pandemia, então era difícil trazer o estudante para dentro da escola. Mas conseguimos e hoje veio a recompensa”, comemorou.

São premiadas duas escolas com os melhores resultados no geral; duas escolas com os melhores resultados da rede estadual e uma escola com o melhor resultado de cada rede municipal.

A segunda escola com melhor desempenho geral foi a Escola Estadual Cirilo Pantoja, localizada na Comunidade do Mel, no Distrito do Bailique. A gestora da unidade, Lucia dos Santos, disse que o acompanhamento escolar foi o diferencial na alfabetização durante a pandemia.

“Quando o estudante não podia ir até à escola, nós íamos até ele. Levávamos o material didático e atividades. Quando o estudante não entregava o trabalho, a gente voltava na casa dele para saber o que tinha acontecido e já ensinava o que ele ainda não tinha aprendido”, pontuou a gestora.

Como funciona

A premiação é dividida em duas parcelas, sendo a primeira correspondente a 75%, e a segunda, correspondente a 25% do valor total, devido a regra estabelecida pelo prêmio que prevê que as escolas com os melhores índices devem apoiar outras unidades de ensino no desenvolvimento educacional.

Todos os municípios terão também incentivos para as escolas que obtiveram os índices mais baixos. Cada município terá pelo menos uma escola apoiada. A rede de apoio será efetivada pela equipe de coordenação do Programa Criança Alfabetizada e equipes das escolas premiadas.

Escolas Premiadas

Geral

1º – Escola Municipal Rio Ariramba (Mazagão)

2º – Escola Estadual Cirilo Pantoja (Bailique)

Rede estadual

Escola Estadual Benevenuto Soares Rodrigues

Escola Estadual Ariri

Amapá

Escola Municipal Maria do Céu Gonçalves Dias.

Calçoene

Escola Municipal Comecinho de Vida.

Cutias

Escola Municipal Professora Regina Telma Soares dos Santos.

Ferreira Gomes

Escola Municipal de Alfabetização Prof. Rosa dos Santos Maréco.

Itaubal

Escola Municipal Alegria da Criança.

Laranjal do Jari

Escola Municipal Samaúma.

Macapá

Escola Municipal Elita Nunes Melo

Mazagão

Escola Municipal Janary Gentil Nunes II.

Oiapoque

Escola Municipal Camilo Monteiro dos Reis.

Pedra Branca do Amapari

Escola Municipal Josefa Nery da Costa

Porto Grande

Escola Municipal Amélia Bitencourt Bessa de Oliveira

Pracuúba

Escola Municipal Prof. Jandira Farias da Costa

Santana

Escola Municipal Igarapé do Lago.

Serra do Navio

Escola Municipal Colônia do Cachaço

Tartarugalzinho

Escola Municipal Itaubal

Vitória do Jari

Escola Municipal Felinto Batista

Fotos: Vandy Ribeiro/Seed
Assessoria de comunicação do Governo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *