Procuradora-geral de Justiça do MP-AP participa da posse do PGJ de Minas Gerais, em Belo Horizonte

A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Amapá (MP-AP), Ivana Cei, acompanhada da procuradora de Justiça Judith Teles, participou, na noite de segunda-feira (12), no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), da posse do procurador de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, no cargo de procurador-geral de Justiça do MPMG, para o biênio 2023/2024. A solenidade contou com a presença de integrantes do MP nacional, do órgão ministerial mineiro e autoridades federais e governamentais daquele Estado.

Jarbas Soares Júnior, licenciou-se para concorrer à reeleição, sendo sucedido pelo procurador Darcy de Souza Filho, no cargo de procurador-geral de Justiça do MPMG. Em seu pronunciamento, o PGJ que deixa o cargo, destacou que a posição de credibilidade do Ministério Público de Minas Gerais é resultado do esforço e da dedicação daqueles que carregam a missão de integrar a instituição, e, chefiá-la é um grande desafio que exige diálogo e olhar atento às múltiplas e complexas demandas da sociedade.

O PGJ empossado agradeceu a presença de todos e afirmou que o MP seguirá na missão de defender os direitos fundamentais, de proteger os direitos humanos, o meio ambiente, os direitos das crianças, dos idosos e das pessoas com deficiência; seguirá combatendo o racismo e o preconceito, a violência contra a mulher; zelará pelo patrimônio público e o patrimônio cultural. “Somos a voz dos fracos, dos desvalidos. Somos o Estado no Processo Penal, o fiscal dos direitos civis, o equilíbrio nas relações de consumo, a voz das minorias na democracia quando violadas”, concluiu Jarbas Soares Júnior.

A PGJ do MP-AP parabenizou Darcy de Souza Filho pelo trabalho à frente do MP de Minas Gerais e felicitou Jarbas Soares Júnior pelo desafio de ser reconduzido ao cargo pela quarta vez.

“Parabéns ao Dr. Darcy de Souza Filho pela condução do MPMG e ao Dr. Jarbas Soares Júnior pela recondução. Desejo uma administração profícua, e que esta nova gestão seja de sucesso e firme na defesa da unidade com os membros do Ministério Público brasileiro, fortalecendo a nossa luta pelo regime democrático do nosso país”, enfatizou Ivana Cei.

Trajetória do PGJ empossado

Natural de Montes Claros, Jarbas Soares Júnior ingressou no Ministério Público de Minas Gerais, em maio de 1990. Atuou como promotor de Justiça nas comarcas de Januária, Manga, Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Foi promovido ao cargo de procurador de Justiça em 2001. Exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça nos biênios 2005/2006 e 2007/2008, além de 2021/2022.

Autoridades presentes

O governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema; o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco; o ministro do Supremo Tribunal Federal, Kássio Nunes Marques; o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamin; 1º vice-presidente da ALMG, Antônio Carlos Arantes; presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, José Arthur de Carvalho Pereira Filho; vice-governador eleito de Minas Gerais, professor Mateus; o deputado federal Bilac Pinto; a presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Estados e da União e procuradora-geral de Justiça da Bahia, Norma Cavalcanti; vice-procuradora-geral da República, Lindora Araújo; presidente do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Mauri Torres; presidente do Tribunal Regional Federal da 6ª Região, Mônica Sifuentes; a defensora pública-geral de Minas, Raquel da Costa Dias; o corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida; vice-corregedor do Tribunal Regional do Trabalho 3ª Região, Manoel Barbosa da Silva; presidente da Comissão Nacional de Estudos Constitucionais do Conselho Federal da OAB, Marcos Vinícius Coelho; vice-presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas, Fernando Antônio da Rocha; presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Manoel Murrieta; presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – seção Minas Gerais, Sérgio Rodrigues Leonardo; e a presidente da Associação Mineira do Ministério Público, Larissa Rodrigues Amaral.

Serviço:

Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Texto: Elton Tavares
* Com informações e fotos da Ascom MP Minas Gerais
Coordenação Núcleo de Imprensa – Elton Tavares
Gerente de Comunicação – Gilvana Santos
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *