Professores de escolas municipais de Macapá, pais e cuidadores de crianças neuroatípicas recebem capacitação em diálogos e vivências sobre autismo

A Secretaria Municipal de educação (Semed), por meio dos projetos Caravana do Esporte e Caravana das artes, realizou a capacitação “Diálogos e vivências sobre autismo e inclusão” na manhã desta quarta-feira (9), em um clube campestre, na Zona Sul de Macapá. O público alvo da capacitação foram professores e gestores da rede municipal de ensino, pais e cuidadores de crianças neuroatípicas.

A formação foi conduzida pela psicóloga e atendente terapêutica, Gabrielly Lima, com o apoio do professor de dança do Instituto Mpumalanga, Denny Neves, do ator e professor de jogos teatrais Caetano O’Maihlan e do coordenador pedagógico do Instituto Esporte & Educação, Alexandre Arena.

Para o coordenador Alexandre Arena, a capacitação tem o objetivo de apresentar práticas pedagógicas de esporte e a arte que possam garantir às crianças com transtorno do espectro autista (TEA) a possibilidade de usufruírem dessas atividades da mesma forma que uma criança que não apresente o transtorno. “A gente rompe com essa ideia de que uma criança com autismo não possa fazer algumas atividades”, frisou.

Wilma Borges, psicóloga e mãe de criança atípica, conta que trabalha numa UBS (Unidade Básica de Saúde), no bairro Infraero e veio fazer a capacitação para somar aos seus conhecimentos. “Eu acredito na importância dos profissionais estarem se atualizando nas suas áreas de competências, principalmente quando trabalhamos com atendimento público, e no meu caso, tenho um filho autista e essa capacitação vem agregar conhecimentos para uma convivência mais rica, criativa e afetiva”, disse a psicóloga.

Representando a Semed, Ana kloster, fisioterapeuta dos Jogos Paralímpicos, e uma das coordenadoras dos projetos Caravana do Esporte e Caravana das Artes, no município de Macapá, falou desse segundo dia de evento, especialmente das capacitações que estão acontecendo. “Essas capacitações são importantes para os nossos profissionais da educação que estão adquirindo mais conhecimento de artes e esportes, e vão trazer essas atividades para as escolas, com foco no desenvolvimento dos alunos”, destacou.

A capacitação “Diálogos e vivências sobre autismo e inclusão” continua nesta quinta-feira (10), pela manhã, por livre demanda.

A programação das Caravanas em Macapá contempla 1800 estudantes, 220 profissionais da educação e pais de crianças neuroatípicas, com atividades e capacitações em esportes educacionais e artes.

Sobre as caravanas

A Caravana do Esporte e Caravana das Artes são projetos itinerantes que contam com o apoio do Unicef e outras entidades, realizado no Brasil pelo Instituto Mpumalanga e Instituto Esporte & Educação, com a parceria das prefeituras. Em Macapá, o projeto é organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com suporte de outras pastas da Prefeitura.

Mary Paes
Secretaria Municipal de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *