Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia credencia docentes permanentes

O Programa de Pós-graduação em Educação na Amazônia – Educanorte – Associação Plena Em Rede está selecionando 27 professores que façam parte das instituições de ensino superior componentes da Rede para integrar o colegiado, como docentes permanentes, do Doutorado em Educação na Amazônia. As inscrições seguem abertas até 17 de junho de 2022 e podem ser realizadas por meio do sistema on-line www.educanorte.net.br, devendo ser anexada a documentação solicitada no edital de seleção.

Podem se candidatar professores doutores das seguintes instituições de ensino superior: Universidade Federal do Amapá (Unifap); Universidade Federal do Acre (Ufac); Universidade Federal do Pará (UFPA); Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); Universidade Federal do Tocantins (UFT); Universidade Federal de Roraima (UFRR); Universidade Federal de Rondônia (UNIR); e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Dentre os critérios para participar da seleção, o(a) candidato(a) deve ter vínculo permanente ao quadro de docentes efetivos das Universidades componentes da Rede, contratado(a) em regime de dedicação exclusiva (DE) ou (40) quarenta horas; comprovar exercício da docência em cursos de graduação e de pós-graduação stricto sensu; e ser doutor(a) em Educação. No caso de candidato(a) que tenha obtido o doutorado em outra área de conhecimento, o(a) mesmo(a) deverá assegurar sua inserção na área da Educação mediante obtenção prévia de bolsa pesquisador no CNPq concedida pela área de Educação; ou tese de doutorado sobre temática ligada à educação; ou pesquisa e produção na área educacional.

O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado no dia 6 de julho de 2022. Mais informações podem ser obtidas no link http://www.educanorte.propesp.ufpa.br/index.php/br/ingresso/selecao-atual.

Sobre a pós-graduação

O Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) foi aprovado pela Capes em 5 de abril de 2019, sendo o primeiro Doutorado em Educação em Rede do país, que articula 39 pesquisadores de nove instituições de ensino superior da região Norte: UFPA, UFAM, UFOPA, UFT, UFAC, UNIFAP, UFRR, UNIR e UEA.  Tem como objetivo contribuir para a formação de novos doutores para investigar, prioritariamente, a educação na região, assumindo o desafio de pensar estratégias de integração intrarregional, capazes de consolidar os grupos de pesquisas existentes na Amazônia e formar novos pesquisadores em nível de Doutorado.

O Curso de Doutorado em Educação na Amazônia tem a Educação como área de concentração e está estruturado em torno de três linhas de pesquisa, que consolidam subáreas específicas da área de educação: 1) Formação do Educador, Práxis Pedagógica e Currículo; 2) Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação e 3) Saberes, Linguagem e Educação.

Saiba mais em http://www.educanorte.propesp.ufpa.br/index.php/br/.

Serviço

Processo seletivo para o credenciamento de docentes permanentes no Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – Educanorte – Associação Plena Em Rede

Inscrições até 17 de junho de 2022, por meio do sistema on-line www.educanorte.net.br. A íntegra do edital de seleção está disponível no link http://www.educanorte.propesp.ufpa.br/index.php/br/ingresso/selecao-atual.

Ascom Unifap – Com informações do site do Educanorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *