Programação é desenvolvida para combater a tuberculose

A Prefeitura de Macapá iniciou nesta terça-feira, 27, uma programação alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, comemorado em 24 de março. Durante toda a manhã, profissionais de saúde realizaram na UBS Marcelo Cândia palestras de educação, busca ativa de novos casos e encaminhamento dos pacientes suspeitos para exames de escarro. A atividade também se estenderá para as demais unidades até o fim da semana.

De acordo com a coordenadora municipal do Programa de Combate à Tuberculose, Nadir Lamarão, especialista em Pneumologia Sanitária, Macapá tem avançado bastante no que diz respeito ao combate à doença e hoje já alcança o segundo lugar entre as capitais da Região Norte na cura da tuberculose. “Nos últimos anos, temos conseguido êxito no combate à doença. Com um diagnóstico rápido e a força de vontade de cada paciente, a cura fica cada vez mais fácil. É importante reforçar que o abandono do tratamento causa falência e resistência aos medicamentos utilizados”.

Na roda de conversa, os usuários foram alertados, principalmente, quanto aos sintomas, para que consigam reconhecer e procurar o médico nos primeiros sinais da doença. “É muito importante receber esse tipo de orientação. Muitas vezes, deixamos os sintomas passar despercebido por achar que é resultado de uma simples gripe, quando na verdade pode ser algo pior”, disse a auxiliar administrativa Érica Lima.

Hoje, a Secretaria Municipal de Saúde oferece em todas as UBS’s profissionais capacitados para notificar os pacientes suspeitos da doença, encaminhar para a realização do exame e orientar no tratamento, com distribuição da medicação e avaliação periódica até o fim do tratamento, que tem duração mínima de seis meses.

A tuberculose

É uma doença infecciosa, causada por um micróbio chamado “bacilo de Koch”. É contagiosa e atinge principalmente os pulmões. O sintoma mais frequente no adulto é a tosse persistente por mais de três semanas, além de febre (mais frequente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508
Foto: Dayane Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *