Projeto Afroperiferia Fashion oferta cursos gratuitos de empreendedorismo para mulheres negras

Em busca de alternativas para geração de renda e qualificação das mulheres pretas e pardas, foi criado o Projeto Afroperiferia Fashion que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo através de cursos profissionais.

A iniciativa surgiu da estilista de Moda e afroempreendedora, Rejane Soares, que assim como muitas mulheres negras viu no empreendedorismo uma forma de renda e de responsabilidade social. Rejane atua com no trabalho com as mulheres negras há anos e através da Zwanga African Fashion que produz roupas no conceito afro, palestras, rodas de conversas e desfiles.

Tradicionalmente, Rejane sempre fazia o desfile de lançamento da sua coleção com mulheres negras e reais para valorizar a sua autoestima. Ela explica que ao longo do projeto percebeu outras necessidades das mulheres que participavam do desfile.

“Eu percebi que aquelas mulheres não precisam apenas serem valorizadas como mulheres, como negras. Vi que elas tinham necessidades de gerar renda, de ter uma profissão e de terem vaga no mercado de trabalho. Então tive a ideia de criar o projeto Afroperiferia para levar cursos de qualificação a essas mulheres e ajudar na geração de renda já que a grande maioria não possui emprego” explicou Rejane.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), divulgada em 2020, as mulheres empreendedoras negras são o segmento mais afetado pela pandemia do novo coronavírus entre todos os grupos de empreendedores brasileiros. Elas têm maior dificuldade de se adaptar ao ambiente virtual e conseguir empréstimos bancários em razão do CPF negativado. Ainda de acordo com a pesquisa, 36% das empreendedoras negras seguem com as atividades interrompidas.

Os cursos que fazem parte da primeira edição do projeto Afroperiferia Fashion oferecem 30 vagas para corte e costura, 20 vagas para trancistas, 10 vagas para maquiadora profissional e curso de gestão de pequenos negócios. As vagas são destinadas exclusivamente a mulheres negras, moradoras das áreas periféricas de Macapá.

Para incentivar a participação das alunas elas receberão suporte teórico e prático além de um kit com materiais para confecção dos seus produtos.

O projeto ganhou rapidamente o apoio de vários parceiros e virou uma realidade. O SEBRAE/Ap, Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres – SEPM, Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial – IMPROIR, Projeto Empodera Mulher do IFAP, FECOMERCIO, Instituto Eco Vida, CS créditos, Rede nacional de Mulher Empreendedora- RME, estão apoiando a ação que terão como resultado final um grande evento.

O encerramento será com um grande evento no Sebrae dentro da programação haverá feira gastronômica, desfile de moda, venda de produtos confeccionados pelas alunas e outras surpresas comentou a organizadora.

Stefanie Caiana, já se inscreveu no curso de transista e juntamente com o esposo pretendem abrir um salão para negros. “Nesse curso terei uma oportunidade para abrir meu próprio negócio. E meu marido tá me apoiando. Dessa forma, vamos aumentar nossa renda e melhorar a qualidade de vida da nossa família”, ressaltou Stefanie.

Informações
Inscrições:
Rejane Soares (96) 991378028
Período de inscrição até 20/06/2022

Assessoria de comunicação

  • Bom dia, adoro verbetes cursos do Sebrae, ainda não tive a oportunidade de participar de nem um. Quando fico sabendo já terminou as instruções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *