Projeto Pirralho: TJAP entrega material esportivo para crianças e adolescentes do “Projeto Social Construindo o Futuro”, em Calçoene

O Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Projeto Pirralho da Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude (CEIJ/TJAP), entregou na segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Calçoene, materiais esportivos ao Projeto Social Construindo o Futuro, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semel). A iniciativa do Poder Judiciário tem o propósito de incentivo ao esporte e inclusão social dos estudantes da cidade.

A solenidade foi conduzida pelo decano do TJAP e coordenador da CEIJ , desembargador Gilberto Pinheiro. Ao todo, foram doados à Semel: 200 chuteiras, 50 flautas doces, 3 kits de cartões de arbitragem e 3 cronômetros.

“Essa é a terceira vez que estamos aqui em Calçoene para fazer a entrega de materiais esportivos para essa garotada que passa a integrar o projeto Pirralho criado por nós lá na década de 90. Eu me emociono a cada vez que participo de momentos como esse porque é como sempre digo que o Poder Judiciário deve trabalhar na causa, não somente na consequência e é justamente essa a finalidade da Coordenadoria da Infância e Juventude do TJAP”, ressaltou o desembargador.

Para o secretário municipal de desporto e lazer, professor João “Megue” Benunes, “A Semel mais uma vez agradece imensamente essa parceria firmada com o nosso município ainda no ano de 2023, com a doação de materiais esportivos para todos os projetos sociais como MMA, Karatê, escolinhas de futebol de campo, futebol de salão e outras modalidades. E agora com o apoio do TJAP passamos a desenvolver o projeto de iniciação musical com o auxílio de flautas doce. Muito obrigado ao judiciário, por tudo!”, ressaltou o secretário.

Cidadão Calçoenense

Na mesma solenidade, o desembargador Gilberto Pinheiro também recebeu o título de Cidadão Calçoenense, honraria concedida pela Câmara de Vereadores do Município pelos serviços prestados ao município especialmente na área social.

“Fico honrado e agradecido com esta honraria. Isso nos dá mais incentivo e saber que o nosso trabalho está sendo reconhecido. Essa é a nossa função, socializar o conhecimento. Muito obrigado à Câmara de vereadores!”, retribuiu o desembargador.

Mais sobre a CEIJ-TJAP

A Coordenadoria, que tem a frente o desembargador e decano do TJAP, desembargador Gilberto Pinheiro, é responsável por promover a articulação externa e interna na área da Infância e Juventude e assegurar os direitos dessas faixas etárias em todas as situações que se fazem necessário. Também está a cargo da CEIJ promover o aperfeiçoamento da estrutura e da atuação do Judiciário na área, por meio de projetos inovadores e capacitações, dando suporte aos magistrados, servidores e equipes multidisciplinares.

A unidade especializada tem como prioridade as políticas de atendimento à infância e juventude, A CEIJ/TJAP possui cerca de 35 projetos sociais, sendo o maior percentual nas áreas de esportes, onde assiste atualmente cerca de 350 crianças e adolescentes em quatro projetos em execução efetiva.

Projeto Pirralho

Criado ainda na década de 90, na gestão em que o desembargador Gilberto Pinheiro era presidente, o Projeto Pirralho é destinado ao apoio de crianças e adolescentes, com idades entre 9 a 18 anos incompletos, que cursam ensino regular e estão em situação de vulnerabilidade social.

– Macapá, 20 de fevereiro de 2024 –

Secretaria de Comunicação do TJAP
Texto: José Menezes
Fotos: Diogo Castro e José Menezes
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *