Randolfe pede ao MS reforço de vacinas e ajuda humanitária às famílias atingidas por inundações no Amapá

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) protocolizou, nesta quinta-feira (20), ofício ao Ministério da Saúde solicitando reforço de doses das vacinas contra a Covid-19 para os municípios amapaenses afetados pelas enchentes.

Segundo o pedido de Randolfe ao ministro Marcelo Queiroga, a crise nos municípios impossibilita a manutenção de distanciamento social, o que pode levar ao aumento da contaminação por Covid-19 nas regiões atingidas pela cheia.

“Cabe salientar que devido ao quadro de enchentes as famílias desalojadas se abrigarão em casas de familiares ou abrigos, o que causa um risco iminente de nova e perigosa onda de contaminação pelo Coronavírus”, diz trecho do pedido do senador.

Randolfe pede também kits de itens usados em ações de emergência, como medicamentos e hipoclorito para o tratamento da água.

O parlamentar apela ainda para que o governo federal envie alimentos e água mineral à população, tendo em vista o cenário de calamidade e vulnerabilidade dos atingidos.

“Rogamos pelo povo amapaense que, não obstante a grave crise do Coronavírus, ainda encontra-se afligido por tais intempéries e necessita da ação tempestiva do governo federal para garantir direitos básicos, assim como conta com a constante solidariedade dos próprios amapaenses”, diz o senador.

Cheia dos rios

De acordo com a Defesa Civil Estadual, já são seis cidades no Amapá que sofrem com as consequências da elevação dos rios nos últimos dias: Vitória do Jari, Laranjal do Jari, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari, Serra do Navio e Oiapoque.

Somente em Laranjal do Jari, são 442 famílias em situação de alagamento e outras 28 famílias desalojadas. Em Pedra Branca e Serra do Navio são quase 200 famílias atingidas. Na região de Vila Brasil, em Oiapoque, 20 famílias estão desalojadas.

Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *