Recomeços: TJAP, MP-AP e Alap lançam projeto de oficinas educativas para casais em conflito

Com o objetivo de instrumentalizar casais que vivenciam conflitos intensos, mas desejam superar as dificuldades e permanecer juntos, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio do Centro de Justiça Restaurativa (Cejure) de Santana, e em parceria com o Ministério Público Estadual (MP-AP) e Assembleia Legislativa do Estado (Alap), lançou, nesta sexta-feira (15), o Projeto “Recomeços – É Possível Fazer a Diferença”. A cerimônia, realizada no Fórum de Santana, contou ainda com palestra da juíza Vanessa Aufiero da Rocha, do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), especialista na temática. (Confira a transmissão)

De iniciativa da coordenadora do Cejure Santana, juíza Carline Negreiros, com a promotora de Justiça do MP-AP, Sílvia Canela, o projeto funcionará a partir de oficinas com casais em conflitos, com encontros bimestrais realizados por instrutores especializados em Justiça Restaurativa.

De acordo com a juíza Carline Negreiros, este projeto é de educação para um relacionamento e convivência saudável, para que casais que estão com conflitos familiares, recomecem com respeito. A iniciativa conta com a participação da Alap, Núcleo de Práticas Restaurativas do Instituto Penitenciário do Amapá (Iapen), Delegacia de Mulheres de Santana, e a Prefeitura Municipal de Santana.

“Esse projeto foi fundamentado nos valores e nos princípios da Justiça Restaurativa, que traz uma nova visão de mundo onde todas as instituições fazem parte e se unem para prestar serviço à sociedade. O projeto Recomeços tem como objetivo oferecer para os casais que vivem um relacionamento conflituoso, mas querem permanecer juntos, uma oportunidade de vivenciar e encontrar novos caminhos, ferramentas para ter um relacionamento mais saudável e fortalecer os vínculos. É um trabalho muito importante direcionado para a família”, explicou a promotora de Justiça Silvia Canela.

“Pela primeira vez, a gente está olhando para a causa e para as consequências. O Recomeços visa instrumentalizar os casais para que eles possam desenvolver habilidades socioemocionais e trabalhar melhor os seus comportamentos e possam lidar melhor com os conflitos intrafamiliares”, destacou a diretora do Fórum de Santana, juíza Aline Perez.

De acordo com a magistrada, a iniciativa aceitará demandas tanto espontâneas, quanto as encaminhadas do próprio Judiciário, do Ministério Público, da Prefeitura Municipal de Santana e demais parceiros da iniciativa. “Toda a comunidade é convidada a participar, teremos prazer de recebê-los aqui no nosso projeto”, concluiu a juíza Aline Perez.

Mais sobre o Projeto Recomeços

O Recomeços é um projeto piloto no estado do Amapá, desenvolvido pelo Ministério Público e Tribunal de Justiça, tem uma iniciativa educacional e preventiva destinada a casais em situações de conflitos intensos, mas que querem transformar suas relações, sem necessidade de rompimento de vínculos familiares.

Os conflitos fazem parte da vida humana, sejam eles subjetivos ou intersubjetivos. Eles costumam ser compreendidos como indesejáveis ou como sinais de fraqueza, provocando a necessidade de evitá-los em vez de elaborá-los, ou seja, de entendê-los e transformá-los em oportunidade de melhoria da qualidade dos relacionamentos pessoais ou sociais. Mas os conflitos nas relações familiares podem ser percebidos e tratados de forma diferente.

Secretaria de Comunicação do TJAP
Fotos: Serginho Silva
Central de Atendimento ao Público do TJAP: (96) 3312.3800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *