Reconhecimento: Conselho Regional de Biblioteconomia da 2ª Região homenageia Adê Belém como Bibliotecária Destaque 2022

12 de março é o Dia Nacional do Bibliotecário. A celebração é em razão do nascimento do escritor e poeta Manuel Bastos Tigre, primeiro bibliotecário concursado do Brasil. O dia foi instituído pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980.

No evento alusivo ao Dia do Bibliotecário, realizado na faculdade Meta, em Macapá (AP), na última sexta-feira (17), o Conselho Regional de Biblioteconomia da 2ª Região, anunciou a a Bibliotecária Destaque 2022. A profissional a homenageada e escolhida democraticamente através de votação foi a Adelina do Socorro Serrão Belém, representante do estado do Amapá.

Adelina é Bacharel em Biblioteconomia (UFPA). Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação em 2021 (PROFNIT/ UNIFAP). MBA Executivo em Gestão da Inovação e Capacidade Tecnológica (2022 Embrapa/FGV em andamento). Doutoranda em Sustentabilidade Social e Desenvolvimento pela Universidade Aberta de Portugal (2022). Desde 2007 é Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Ela atua na área de Transferência de Tecnologia desde 2011. Lotada do Setor de Prospecção e Avaliação de Tecnologias (SPAT). Tem experiência com Gestão da Informação Técnico-Cientifica, Repositórios Digitais de Acesso Aberto e Processo Editorial de Publicações Técnico-Científicas. Iniciou em 2017 e coordena até o momento o evento Café com Ciência na Embrapa Amapá.

O Café com Ciência consiste em uma boa prática de divulgação científica, por meio de encontros periódicos entre pesquisadores e analistas da Embrapa Amapá e a comunidade científica e acadêmica que possuem interesses em acompanhar os resultados e andamentos de pesquisas realizadas na empresa e são apresentados na forma de publicações da série Embrapa, recentemente publicadas e disponíveis em acesso aberto nos Repositórios de Informações da Embrapa: https://www.embrapa.br/en/amapa/biblioteca/cafe-com-ciencia

Meu comentário: profissional experiente na área, Adelina já foi bibliotecária da Escola Santa Bartolomea, Sesc/AP, faculdades Fama e Seama. Ela é estudiosa, trabalhadora, empenhada, dedicada e apaixonada por sua profissão. Quem tem a honra de conhece-la, sabe disso. Não à toa, senhora do seu ofício, ela tem o respeito e admiração dos colegas de trabalho e de Biblioteconomia. O reconhecimento é justo e nós, seus amigos e familiares, estamos felizes e orgulhosos pela homenagem (Elton Tavares).

Fonte: Conselho Regional de Biblioteconomia da 2ª Região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *