Resenha/relato sobre o livro “Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo” – Por Luiz Jorge Ferreira (escritor premiado em vários concursos literários de contos e poesia no Brasil e no exterior)

“Eu, Luiz Jorge, em um intervalo para o café da manhã e lendo o livro de Crônicas do amigo Elton Tavares. Um cara phera que ainda alavanca outros desse lugar Mágico chamado AmapáCoariMacapá…viajei” – Foto enviada pelo escritor.

Um amigo querido, Luiz Jorge Ferreira (poeta, contista e escritor premiado no Brasil e no exterior), me apresentado pelo também considerado Fernando Canto, fez uma resenha/relato sobre o livro “Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo”. Fiquei feliz pelo elogio e reconhecimento de um cara porreta e figuraça da Literatura nacional. Leiam:

Mestre, já te disse várias vezes que tu és o escriturário da memória destes tempos e que não são fáceis nem equilibrados, vide a governança.  Li e reli com atenção e presteza teu livro “Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo”, que contou com o prefácio do Fernando Canto, capa e ilustrações do Ronaldo Rony e diagramação do Andrew Punk. Os dois últimos que não conhecia, mas já conheço.


O livro trás crônicas que são retratos falados do que rolou na cidade, entre os fatos de Shows, criaturas impares da vida noturna desta Macapá representando um pequeno Universo, e a observação do escritor Elton Tavares, o De Rocha.

As crônicas datam e registram acontecimentos que se procedem para o leitor como se ele estivesse lá curtindo, aplaudindo, se emocionando e participando desse faço e fiz, que a leitura leva. Muitos dos personagens desta miscelânea de vidas passadas, presentes, eu os conheci, o que me fez refletir sobre tudo sob dois prismas: admiração pela tarefa realizada, trazendo momentos para que possamos tê-los de novo efetuando a leitura de cada página do livro.

E a saudade…Como dizia o poeta…Citação do Elton, “haja hoje, para tanto ontem”.

Luiz Jorge Ferreira, após ler livro “Papos de Rocha e outras crônicas no meio do mundo”. 

Mais sobre o Luiz Jorge

Médico paraense e que passou a infância e parte da juventude no Amapá, Luiz Jorge Ferreira reside e trabalha há décadas em São Paulo. Ele é um dos membros fundadores da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores (SOBRAMES). Autor dos livros “Cão Vadio”, “Berro Verde”, “Beco das Araras”, “Thybum” e “O Avesso do Espantalho”, participou em coletâneas da União Brasileira de Escritores – UBE (PA), da qual também é membro. Já letrou música pra compositores de MPB e Música Regional de Raiz. Milton Batista, Edinaldo Lobato, Alfredo Reis, José Serra e Fernando Canto são alguns dos seus parceiros (fonte Rumo Editorial).

Como já dito/escrito, o cara é um escritor premiado em vários concursos literários de contos e poesia no Brasil e no exterior. E vocês acreditam que um figura com esse currículo me manda mensagens e diz: “mestre, segue um conto (ou poema). Veja se gosta”? Porra! Sempre adoro, pois é cheio de memória afetiva, poesia nostálgica, contos cinematográficos. A cabeça do homem é uma usina de coisas legais passadas pelas palavras.

Gratidão, Luiz! (Elton Tavares).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *