Revista Terceira Margem convoca trabalhos que procurem pensar no papel das comunidades e cenas culturais em torno da matéria-prima musical

Revista Terceira Margem – Chamada para 2022-3 – Dossiê Cenas Musicais: movimentos, coletivos, comunidades

Ao pensar na atividade musical de maneira diacrônica, será bem frequente a constatação de um fato recorrente: a existência de coletivos (organizados ou não) dedicados à atividade de composição, colecionamento ou execução de obras musicais. Na contemporaneidade, a consolidação de uma cultura massiva fez prosperar ainda mais contextos favoráveis para a formação destas comunidades musicais. Algumas mais baseadas no folclore (como a Revolução Cantada da Estônia ou a Nueva cancíon chilena), e outras mais sintonizadas com a indústria cultural – e aqui os exemplos podem ser inúmeros, sendo que algumas dessas cenas ou movimentos deram início a vários gêneros modernos, como as ramificações do jazz, do rock, etc. No Brasil, a lista de coletivos (que fundaram gêneros ou não) é igualmente notável, incluindo a Bossa Nova, a Tropicália, o Clube da Esquina, o Manguebeat, dentre outros.

Nesse Dossiê “Cenas Musicais: movimentos, coletivos, comunidades”, convidamos pesquisadores a submeter artigos e ensaios dedicados a analisar e comentar alguns desses contextos de produção musical feita a várias mãos. Esperamos que tais contribuições permitam uma reflexão sobre aspectos variados dos fenômenos aí englobados, sejam eles espontâneos ou conscientemente agrupados. Além do viés da sociologia da cultura, vários tipos de abordagens de pesquisa – sejam formalistas, documentais, interpretativas ou outras – serão bem vindas.

Esta chamada da revista Terceira Margem convoca trabalhos que procurem pensar no papel das comunidades e cenas culturais erguidas em torno da matéria-prima musical, seja em seus aspectos performáticos, teóricos, composicionais ou até mesmo em relação a outras formas de arte em paralelo.

Edição de 2022-2: v. 26, n. 50, set-dez 2022.
Data limite para submissão de artigos: 1 de julho de 2022.
Publicação prevista para dezembro de 2022.
Organizadores: Rafael Senra Coelho (UNIFAP) e Luiz Henrique Assis Garcia (UFMG)
ISSN: 2358-727x

Fonte: UFRJ.

Contribuição do amigo Helder Brandão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *