Segunda divisão profissional é a maior novidade no Campeonato Amapaense de Futebol

O campeonato Amapaense de Futebol Profissional de 2024 será marcado por muitas novidades no calendário. Antes disputado em consonância com o campeonato nacional, agora será disputado junto com os outros estaduais do Brasil.

Com o início marcado para o dia 04 de fevereiro de 2024, dia do aniversário da capital, o campeonato terá a duração de três meses, e terminará antes do início do Campeonato Brasileiro.

Equipes como Trem – atual campeão – Independente, Santana, Oratório, Ypiranga, Santos, São Paulo e Macapá farão o Campeonato Amapaense da Série A. O critério de escolha dos clubes foi a participação no torneio de 2023. Esses times serão os primeiros a fazer parte da elite do futebol do estado.

Outra novidade marcante é o advento da Série B, que pela primeira vez será disputada nos gramados amapaenses. Clubes tradicionais que já ganharam o campeonato profissional, como por exemplo o São José, Mazagão e Cristal estão aptos a participarem da segunda divisão. Esses grandes clubes se juntarão à Lagoa, Cruzeiro, Baré (Ferreira Gomes) , Adrec (Calçoene), Canário, Renovação e Portuguesa, que debutarão no futebol profissional em 2024.

Manoel Figueira, diretor da Federação Amapaense de Futebol, falou sobre o sonho de ter uma segunda divisão no futebol amapaense.

“A segunda divisão era muito esperada pelo torcedor e pela imprensa local que cobre o futebol. Todos os clubes tinham interesse em que o futebol amapaense tivesse uma segunda divisão, como tem todos os outros estados. Isso é uma determinação da Confederação Brasileira de Futebol, que os estados possam, aqueles que têm um número de clubes razoáveis possam ter primeira, segunda, terceira, quarta, quinta, sexta divisão; conforme o número de clubes que estiverem afiliados à Federação”, contou.

Figueira falou ainda que as duas divisões terão a duração de 3 meses cada, e serão realizadas no primeiro semestre do ano que vem.

“Nós aprovamos o calendário 2024 já com Série A e com Série B. Então, nós vamos ter a Série A, que começa em fevereiro, março e abril, três meses, e maio, junho e julho, vai ser a Série B. Então, nós vamos ter a primeira Série A e logo em seguida a Série B”, concluiu.

O Campeonato Amapaense das Séries A e B poderão ter representantes dos municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Calçoene e Ferreira Gomes, levando a competição para outros municípios do estado. Será o primeiro com rebaixamento, os dois últimos colocados da Série A obrigatoriamente jogarão o campeonato amapaense da Série B em 2025, e o campeão e vice da Série B, 2024, Jogarão a Série A em 2025.

São Paulo e Independente farão o confronto inicial, o palco do espetáculo está entre o Estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão, e o Glicério de Sousa Marques, o Gigante da Favela, que pode ser aproveitado novamente pelo campeonato após quase 10 anos.

Marcelo Guido, Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *