Sem tradicional festa, Pedra Branca celebra dia do padroeiro com live e distribuição de peixe

Por conta da pandemia da Covid-19, acompanhada das medidas de isolamento social, os cristãos ficaram impossibilitados de participar presencialmente das celebrações religiosas nas igrejas. Para não passar em branco o dia do padroeiro, São Pedro, o município de Pedra Branca do Amapari terá uma programação especial preparada pela Igreja católica, com live solidária e a distribuição de 500 quilos de peixe, doados pela Prefeitura Municipal.

A programação em homenagem ao santo padroeiro de Pedra Branca do Amapari inicia neste sábado, dia 27/6, às 19h, com live solidária na página da igreja São Pedro, no facebook. A live terá sorteio de brindes e servirá para arrecadar alimentos que serão distribuídos junto com o peixe pela Pastoral da Visita a famílias carentes no Dia de São Pedro, segunda-feira, 29/6. Antes disso, a programação inclui a tradicional missa, também transmitida pela página da Igreja, na internet, domingo, dia 28, às 9h30.

História e tradição

Moradores antigos, como o senhor Hugo de Moraes, mais conhecido como Tabajara, de 83 anos, contam que há 54 anos, quando Pedra Branca do Amapari ainda era uma comunidade agrícola, já se comemorava os festejos em homenagem a São Pedro. Ele afirma que antigos moradores oriundos da região Nordeste trouxeram a primeira imagem de São Pedro.

Em 1966 aconteceu o primeiro arraial em homenagem ao santo, mas somente nos anos 2000 começou o tradicional almoço social no salão paroquial, com um cardápio que contou com 60 quilos peixe frito, baião e farofa, uma tradição que nunca tinha sido interrompida até a pandemia. “Infelizmente, por causa desse momento, não teremos a nossa tradição, que é ver as famílias reunidas, celebrando o nosso padroeiro, mesmo assim é também um momento de agradecer a ele pela vida e solidariedade de muitos nesse momento”, concluiu.

Sobre São Pedro

São Pedro foi o primeiro papa da Igreja, tornou-se a pedra onde a Igreja encontra sua unidade. Homem simples, desempenhava a profissão de pescador quando Jesus o encontrou e o convidou a tornar-se “pescador de homens”, por isso é considerado como protetor dos pescadores, bem como das viúvas.

Serviço:

Celebração de São Pedro
Live Solidária: 27/6, às 19h – página do facebook da igreja.

Missa de São Pedro: 28/6, às 9:30h – página do facebook da igreja.

Dia de São Pedro: 29/6 – entrega de alimentos arrecadados durante a live para famílias carentes.

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Pedra Branca do Amapari

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *