‘Superlua azul’: clube do AP faz observação gratuita do raro evento astronômico nesta quarta-feira (30)

Por Rafael Aleixo

O Clube de Astronomia do Amapá Mirzam vai realizar nesta quarta-feira (30) uma sessão de observação da “superlua azul’, evento astronômico em que a Lua fica mais próxima da Terra. O evento, que ocorrerá das 19h às 21h no Monumento Marco Zero do Equador, na Zona Sul de Macapá, é gratuito e aberto a todos os públicos.

O evento “Observando no Meio do Mundo” marca o retorno das observações do clube, que completa 10 anos em 2023. De acordo com o coordenador do projeto, Germán Javier Neto, os telescópios estarão disponíveis para pessoas de todas as idades.

“Nosso foco sempre foi esse, observações e palestras para promover esse contato com a astronomia e desenvolver o interesse do público. Em 2023 completamos 10 anos. Atualmente somos 6 pessoas envolvidas, entre professores e engenheiros”, disse o coordenador.

Clube de Astronomia do Amapá Mirzam

Mirzam é como é conhecida a estrela β Canis Majoris, a segunda estrela mais brilhante da constelação do Cão Maior. A escolha do nome para o clube se deu pelo fato de Mirzam ser a estrela que representa o Amapá no desenho da bandeira do Brasil.

‘Superlua azul’

A primeira superlua deste mês ocorreu no dia 1º de agosto, a chamada “Superlua de Esturjão”. Mas a lua estará ainda mais próxima na noite desta quarta-feira (30) – a cerca de 357.344 quilômetros de distância. Por ser a segunda lua cheia no mesmo mês, ela leva o nome de lua azul.

A última vez que duas superluas completas apareceram no céu no mesmo mês foi em 2018. Isso não acontecerá novamente até 2037.

Fonte: G1 Amapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *