Vacinação contra pólio e sarampo: primeira semana de campanha imuniza mais de duas mil crianças

O município de Macapá iniciou no dia 6 de agosto mais uma edição da Campanha Nacional contra o Sarampo e a Poliomielite, que tem como meta para este ano imunizar pouco mais de 33 mil crianças, entre um a menores de cinco anos de idade. Em uma semana de campanha, a prefeitura vacinou 2.363 crianças contra a poliomielite e 2.740 contra o sarampo.

A ação, que ocorrerá durante o mês de agosto, tem o objetivo de aumentar as coberturas vacinais e evitar a reintrodução dessas doenças, já eliminadas no Brasil. Para isso, os pais devem manter a caderneta de vacinação dos filhos sempre atualizada, é o que reforça a coordenadora de Imunização, Jorsette Cantuária. “Muitas doenças comuns deixaram de ser um problema de saúde pública por conta da vacinação massiva da população. Hoje o país vive um processo em que as pessoas estão, de certa forma, banalizando o perigo dessas doenças. Por isso, é fundamental que todas as crianças com idade entre um ano e menores de cinco anos compareçam até uma unidade. Quem estiver com o esquema vacinal incompleto receberá as doses necessárias para a atualização, e quem estiver com o esquema vacinal completo receberá outro reforço”, explica.

No próximo sábado, 18 de agosto, acontecerá o dia D de mobilização, onde a Secretaria Municipal de Saúde manterá todas as salas de vacina abertas e montará postos extras de vacinação. Durante a semana, o funcionamento das salas ocorre das 8h às 17h, sem interrupção para almoço. Para vacinar, pais ou responsáveis devem levar a caderneta de vacinação da criança.

Sarampo

Doença provocada por vírus, caracterizada por febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção seguida por descamação. A doença se espalha pelo ar por gotículas respiratórias produzidas ao tossir ou espirrar. Os sintomas aparecem apenas de 10 a 14 dias após a exposição. Eles incluem tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. A única forma de evitar a doença é por meio da vacina.

Poliomielite

É uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos. Facilmente evitável por vacinação.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *