Alap realiza Sessão Solene em comemoração aos 40 anos da CUT

A Assembleia Legislativa do Estado do Amapá (Alap) realizou na manhã desta segunda-feira, 28, Sessão Solene em Alusão aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT), proposta pelo Dep. Jory Oeiras (PP).

Na ocasião, foi entregue ao presidente da CUT/AP, Errolflynn Paixão, uma Moção de Aplauso da Alap aos dirigentes de sindicatos filiados à Central. “A CUT foi criada sob as botas do Governo Militar que reprimia, com violência, as manifestações dos trabalhadores. A Central desafiou a legislação sindical da época que proibia a organização de trabalhadores de diferentes categorias em uma só entidade. Manifesto meu compromisso de ajudar a cumprir os objetivos da CUT, no Amapá”, enfatiza o Dep. Jory Oeiras.

O evento contou ainda com as participações dos seguintes sindicalistas amapaenses: Edson dos Anjos (Ramo Financeiro), Rogério Pantoja (CUT nacional), Jedilson de Oliveira (Urbanitários), Ederson Santos (Correios), Kelson Luis (Educação), Dayane Machado (Bancários) e Neuziana Castro (CUT/AP). “Realizamos em todo país os Encontros Nacionais de Oposição Sindical (ENOS), onde discutimos a ruptura com a estrutura sindical vigente. Em 81, realizamos o 1º Conclat, quando criamos a comissão pró-Cut. Em 1983, a CUT nasceu lutando pela redemocratização do Brasil. Nos últimos anos, lutamos contra a reforma trabalhista de Temer e a reforma sindical de Bolsonaro”, frisa Errolflynn Paixão, presidente da Central.

Presente em todos os ramos de atividade econômica e em todas as unidades federativas do Brasil, a CUT é a maior central sindical da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3,8 mil entidades filiadas que representam categorias que somam 24 milhões de trabalhadores.

Texto: Rudson Pinheiro Soares
FOTOS: Heider Torres
Dircom/Alap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *