Amapá recebe lote de vacinas Janssen para terceira dose de indígenas

Vacinas Janssen – Foto: Ascom/SVS

O Governo do Amapá recebeu na tarde desta terça-feira, 21, um lote com 100 doses da vacina Janssen, aplicada em dose única. Os imunizantes são destinadas para vacinação de indígenas dos seguintes grupos: acima de 70 anos, imunossuprimidos e transplantados de órgão sólidos.

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) armazenou os imunizantes e irá entregá-los para o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) – responsável pela aplicação das vacinas – de acordo com o cronograma estabelecido.

O Ministério da Saúde estabelece a vacina Pfizer como prioritária para terceira dose, contudo, também autoriza outro imunizante contra covid-19 para a dose de reforço.

Neste caso, será utilizada a Janssen por conta da logística e dificuldade de acesso aos povos indígenas, visto que a Pfizer deve ser mantida em temperaturas mínimas.

“Justamente por conta da logística vamos distribuir estas doses para os povos indígenas, o transporte da Janssen é menos complexo e pode haver maior margem de segurança para chegar até os locais mais isolados com garantia de que a vacina irá funcionar”, afirmou a chefe da Unidade de Imunobiológicos da SVS, Andrea Marvão.

Vacinação

O Governo do Amapá já distribuiu 959.070 doses de vacinas contra a covid-19 para os 16 municípios. Destas, foram aplicadas 621.656 doses.

No Amapá, a população vacinável é de 569.316 pessoas. Deste total, até o momento, 77,28% receberam a primeira dose da vacina; e 31,90% foram imunizadas com a segunda dose ou dose única.

Nathanael Zahlouth e Marcelo Guido
Assessoria de comunicação da SVS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *