Aniversário de Macapá: Banzeiro do Brilho-de-fogo encerra a programação cultural

Foto: divulgação

Nesta quinta-feira, 4, Macapá completa 263 anos e uma programação cultural e religiosa online, está sendo promovida e realizada pela Prefeitura Municipal de Macapá (PMM). O projeto Banzeiro do Brilho-de-fogo encerra o calendário de atrações do dia do aniversário da capital do Amapá.

É o 6º ano em que o Banzeiro do Brilho-de-fogo é atração no aniversário de Macapá, mas ao contrário dos outros anos, em que a apresentação era nas ruas da cidade no grande cortejo musical, em 2021, devido às medidas e cuidados relacionados à pandemia da Covid-19, batuqueiros e instrumentistas de sopro, fazem a apresentação sem público, com número reduzido de músicos.

O projeto Banzeiro foi concebido por músicos e produtores culturais que realizaram o sonho de formar uma orquestra com percussão e sopro, valorizando elementos da cultura amapaense, como o marabaixo, batuque e as canções que traduzem as tradições, pessoas e costumes da região. Oficinas para fabricação de instrumentos, artesanato e de iniciação musical foram oferecidas para pessoas de todas as idades.

O Banzeiro é formado por coordenadores do projeto, instrutores musicais, batuqueiros, músicos de instrumentos de sopro, músicos percussionistas, mulheres do Cordão das Açucenas e crianças do Jardim do Banzeiro. Os cortejos são realizados no aniversário de Macapá, programação de verão e em dezembro. Nos cortejos participam ainda apoiadores, artistas circenses e grupos de marabaixo.

A coordenação do projeto é a mesma do início da iniciativa, os músicos Adelson Preto, Alan Gomes, Paulinho Bastos, Ricardo Iraguany e Nena Silva, a artesã Melissa Bastos, que é a responsável pela identidade visual do projeto e coordenou as oficinas de confecção de adereços.

Os músicos instrumentistas que irão participar da live são Diego Bolão, Diego Gomes, Hedielder Brandão, Hian Moreira, Huan Moreira, Ismael Biluca, Laura do Marabaixo, Marcelo da Favela e Neilto do Laguinho. E ainda os trompetistas Ronaldo de Lima Gomes, Jesse Barbosa Gaia, Gabriel Pantoja Moreira, e nos trombones, Eder Rodrigues Farias, Tiago Miranda Marques e Christian Cauã Serra.

Assessoria de Comunicação do Banzeiro do Brilho-de-fogo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *