Aulas dos cursos de graduação em comunidades quilombolas iniciam dia 24 de outubro

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) realiza nesta sexta-feira, 21 de outubro, a aula inaugural dos três cursos de graduação que serão ofertados em seis comunidades quilombolas do estado por meio da implementação do Projeto de Interiorização de Graduação Quilombola. O evento ocorrerá a partir das 10h, no campus Marco Zero do Equador, em Macapá (AP).

Na primeira etapa do projeto, 360 alunos oriundos das comunidades quilombolas amapaenses Curiaú, Abacate da Pedreira, Carmo do Maruanum, Mazagão Velho, Torrão do Matapi e Igarapé do Lago cursarão as graduações de Pedagogia, Ciências Biológicas e Letras Português/Francês. Os cursos de graduação implementados foram escolhidos pelas próprias comunidades quilombolas e serão ministrados dentro dos quilombos. As aulas iniciam no dia 24 de outubro.

Para a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Nelma da Silva, levar as graduações até as comunidades quilombolas significa a ampliação do acesso ao ensino superior. “De outra sorte, as pessoas não teriam condições de acessar a universidade, porque muitas dessas pessoas são quilombolas e também ribeirinhas, o que torna o processo um pouco mais complexo no que diz respeito ao acesso. Quando a gente leva um curso de licenciatura, um bacharelado, a gente observa que a vida daquelas pessoas vai sendo, aos poucos, transformada, tanto da pessoa que está na graduação quanto da comunidade que elas vivem. Outro aspecto importante é a oportunidade dessas pessoas continuarem nos seus quilombos após as suas formações, pois boa parte das escolas de educação infantil e fundamental que funcionam dentro dos quilombos são professores que vão da capital para o interior, às vezes passam um tempo mais reduzido em decorrência de não serem de lá, então as graduações vão qualificar uma mão de obra muito importante para estas comunidades”, avalia.

A programação se estenderá por toda a sexta-feira, com apresentação dos espaços da Unifap, aula inaugural, momentos culturais, almoço no Restaurante Universitário, palestra e evento de encerramento. Na mesa de abertura, estarão presentes o reitor eleito da Universidade, Prof. Dr. Júlio Sá; a vice-reitora em exercício, Profa. Dra. Simone Leal; o pró-reitor de Graduação, Prof. Dr. Christiano Ricardo dos Santos; a coordenadora-geral do projeto, Profa. Dra. Nelma da Silva; coordenadores dos cursos de graduação; e coordenadores dos polos que serão implementados nas comunidades quilombolas.

O Projeto de Interiorização de Graduação Quilombola surgiu a partir de demandas das comunidades quilombolas e dos diálogos entre a Unifap e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Nesta primeira fase, a Universidade levará três cursos de graduação para dentro das comunidades quilombolas, oportunizando que seus habitantes possam cursar as graduações em seus locais de origem e vivência. A implantação do projeto conta com emenda parlamentar da ex-deputada federal Leda Sadala (PP-AP).

Assessoria Especial da Reitoria – Assesp/Unifap
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *